\ A VOZ PORTALEGRENSE: Luís Filipe Meira

domingo, outubro 04, 2009

Luís Filipe Meira


XUTOS & PONTAPÉS - Sem eira nem beira
.
PORTUGUESES Mais ou menos
.
Amália MAIS +
Passam 10 anos na próxima terça feira dia 6 de Outubro que Amália Rodrigues faleceu. Tinha 79 anos, e terá sido a melhor e a mais internacional cantora portuguesa de sempre. Pouco teria eu para dizer que não tenha sido repetido até à exaustão. Portanto, aqui deixo apenas a minha singela mas sincera homenagem.
Fica uma chamada de atenção para as edições comemorativas da efeméride que alguns jornais como o Público e o Expresso estão a publicar. Magnífico material por preços convidativos. A FNAC também reeditou grande parte da obra de Amália a preços muito baixos. É de aproveitar!
.
Benfica menos –
O Benfica foi a Atenas perder por uma bola a zero com o AEK, equipa em profunda crise. Talvez por isso, o Benfica deixou-se embalar, convencido que uma bola parada mais cedo ou mais tarde resolveria a situação. Mas os livres, os cantos e os penalties vêm no seguimento da pressão exercida. Não havendo pressão, não há bolas paradas, logo não há golos. Segunda-feira – a liga vai parar três semanas – há um jogo fundamental em Paços de Ferreira
, vista-se o fato de macaco e ganhe-se o jogo! Apelo à 5ª coluna para que não comece já a 'disparar', e que tente perceber que 'nem tudo o que luz é ouro'. Temos equipa e condições, mas os outros também jogam. Não sou fundamentalista, nem tenho especial apreço pelo Canal Benfica. Mas percebo que é nas derrotas que a solidariedade se torna fundamental. O Sport Lisboa e Benfica é um 'alvo a abater'. Veja-se o Sr. Pinto da Costa – diseur favorito de José Régio – que apoucou um grande golo de Falcão, ao regressar às piadas de 'vão de escada'.
.
Pedro Costa MAIS +
Cineasta português, a quem há poucos dias The Guardian chamou o 'Beckett do Cinema', está a cavalgar a onda da glória. Há uma semana em Londres, a Tate Modern apresentou a retrospectiva da sua cinematografia. Por cá a sua primeira obra Sangue, feita há vinte anos, está de regresso às salas e foi editada em DVD. Já tenho a fita, e reconheço que estou ansioso pelo fim-de-semana para visionar uma obra que recolhe a unanimidade da crítica cinéfila.
.
Xutos & Pontapés menos –
Os Xutos estão a festejar 30 anos de carreira. Carreira de trinta anos praticamente sem interrupções, nem períodos negativos, cruzando gerações com um rock potente sempre acima do minimamente exigível. Para celebrar esta efeméride, a banda de Zé Pedro e Tim ofereceram ao seu público um super concerto – estimado em 35.000 pessoas – no Estádio do Restelo. No mesmo dia, Zé Pedro concedeu uma entrevista ao Expresso, onde 'borrou a pintura', ao confessar que telefonou a José Sócrates depois de a musica Sem Eira nem Beira ter sido utilizado pela TVI numa peça sobre o Caso Freeport. Sócrates terá descansado Zé Pedro e que non pasa nada. O bizarro é que Zé Pedro, que alterou a letra da canção trocando Senhor Doutor por Senhor Engenheiro, não consegue explicar a razão porque telefonou ao PM. Zé Pedro, que diz não ser socialista, apesar de gostar da atitude de Sócrates, fez parte da Comissão de Honra do PS. Para quem anda distraído, deixo o refrão de um tema, que apesar do impacto inicial, se evaporou do Air Play radiofónico. Vá-se lá saber porquê!

.
Senhor engenheiro
Dê-me um pouco de atenção
Há dez anos que estou preso
Há trinta que sou ladrão
Não tenho eira nem beira
Mas ainda consigo ver
Quem anda na roubalheira
E quem me anda a foder

Pelo passado, perdoemos a Zé Pedro. Nem o Rui Veloso conseguia dar tanta ‘barraca’.
.
The Legendary Tiger Man MAIS +
Paulo Furtado está de regresso com o seu alter-ego, The Legendary Tiger Man. O disco chama-se Femina, e regista o encontro do Tiger com algumas vozes femininas. É um primeiro capítulo, pois é o próprio Paulo Furtado que aqui vê um trabalho inacabado, ainda em construção. Tenho o disco há dois dias, gostei do que ouvi, mas ainda não ‘ataquei’ o DVD, que além de pequenos filmes tem uma curta de Jorge Quintela com o título On the Road to Femina.

Luís Filipe Meira