\ A VOZ PORTALEGRENSE: Gondomar ‘geminada’ com Portalegre II

quinta-feira, outubro 01, 2009

Gondomar ‘geminada’ com Portalegre II

Valentim também ofereceu tripas, porco e caldo de nabos
.
Por Jorge Marmelo
.
Candidaturas do PSD e do PS à Câmara Municipal de Gondomar comparam o município a um qualquer país da América do Sul
.
Não terão sido só, afinal, bilhetes para o concerto de Tony Carreira. De acordo com a CDU de Gondomar, a câmara da cidade tem também oferecido comida gratuitamente a participantes em eventos organizados pela autarquia, numa atitude que a coligação liderada pelo PCP considera estar a "violar os princípios de neutralidade e imparcialidade" da edilidade, favorecendo a candidatura do actual presidente, Valentim Loureiro.
A CDU apresentou já uma queixa à Comissão Nacional de Eleições pela "utilização abusiva de meios municipais em favor da campanha" de Valentim Loureiro e, num comunicado ontem divulgado, dá dois exemplos concretos de distribuição gratuita de refeições.
.
Comida oferecida
Na inauguração de um parque de merendas na passada sexta-feira, terá sido oferecida "comida aos participantes", enquanto, no decurso da iniciativa Caldos de Nabos Para Todos, nos dias 25 e 26, a autarquia terá distribuído gratuitamente "caldo de nabos, porco assado, presunto, nozes e tripas à moda do Porto".
As acusações da CDU, refira-se, estão a ser secundadas pelas restantes candidaturas. A socialista Isabel Santos considera, em declarações citadas pela edição online do jornal A Bola, que a oferta de bilhetes para o concerto de Tony Carreira revela "uma sul-americanização absoluta da política, fazendo de Gondomar uma república das bananas". Também a candidatura do PSD/CDS afirmou ontem, segundo o Portal de Gondomar, que as práticas do actual presidente da câmara Valentim Loureiro configuram uma situação de "compra de votos", "tipicamente sul-americana", tendo sido gastos, segundo a coligação, 500 mil euros na contratação de atracções musicais para as Festas do Concelho de Gondomar.
Na resposta escrita enviada ao PÚBLICO, o gabinete de imprensa da autarquia garante que "não há nenhuma polémica quanto à entrega de convites para o concerto de Tony Carreira", limitando-se a câmara a solicitar "aos interessados em assistir aos concertos", tal como sucedeu no ano passado, para os Xutos & Pontapés, que "façam o levantamento prévio dos convites". "Convites, e não bilhetes!", frisam.
"Instado, na rua, por várias pessoas, o presidente da Câmara Municipal de Gondomar sentiu-se na obrigação de, pessoalmente, fazer a entrega de alguns desses convites. O presidente da Câmara Municipal de Gondomar não foge das pessoas. Se o solicitam, atende-as", justifica a autarquia, que sublinha ainda não ser responsável pela proximidade de datas do acto eleitoral autárquico e das festas locais.