\ A VOZ PORTALEGRENSE: Cristóvão Cólon em BD

domingo, março 18, 2007

Cristóvão Cólon em BD

"Durante muito tempo os italianos apresentaram este genovês como cardador de lãs e taberneiro, de instrução rudimentar, que teria ludibriado os Reis católicos. Investigações de Mascarenhas Barreto viabilizam a hipótese de ele ser um português, neto de João Gonçalves Zarco e do rei D. Duarte, que prestou excelentes serviços a D. João II.
Aqui se conta a história deste agente secreto, numa altura onde o sucesso dos Descobrimentos dependia muito de uma cuidadosa política de sigilo."
in, Contracapa
As Edições ASA editaram em 1992 e 1993, respectivamente o 1.º e 2.º volumes da obra «Cristóvão Colombo Agente Secreto de El-Rei D. João II», com Argumento de Mascarenhas Barreto e Desenhos de José Garcês.

Cremos que esta obra nunca teve a divulgação própria em relação à qualidade quer do texto quer dos desenhos, quiçá devido ao conteúdo.
Nos inícios dos anos noventa do século passado, era “politicamente incorrecto” afirmar-se que Cristóvão Cólon era português. Ao tempo, principalmente Domingos Mascarenhas Barreto era um pária pela sua intransigente defesa da tese que em Banda Desenhada o livro defende.
Hoje é aceite que Cristóvão Cólon é português, pelo que os trabalhos de Mascarenhas Barreto são de referência, tal como a recente obra «O Mistério Colombo Revelado» de Manuel da Silva Rosa.
MM