\ A VOZ PORTALEGRENSE: Thatcher e Pinochet

segunda-feira, dezembro 11, 2006

Thatcher e Pinochet

Gigantes e anões
 
Todas as épocas históricas têm o Povo como protagonista. Mas, acima dele há sempre alguém que se destaca e que o lidera. Sempre assim foi no passado e sempre assim será no futuro. Porém os líderes de um determinado momento histórico podem ou não estar à altura dos acontecimentos a que assistem.
O último quartel do século XX teve à frente dos destinos dos principais países do Mundo líderes que definiram o futuro. Os EUA tiveram Ronald Reagan, o Estado do Vaticano João Paulo II, a Inglaterra Margaret Thatcher, a então URSS Mikhaïl Gorbatchov e a então República Federal Alemã Helmut Kohl.
Nem todos estiveram à altura dos acontecimentos. Gorbatchov, fraco, não conseguiu liderar a transição da URSS para a Rússia e foi a meio do processo afastado. Kohl teve um papel importante na reunificação alemã, mas veio a tornar-se arguido num processo de financiamento ilegal do seu partido.
Ronald Reagan teve uma presidência de oito anos reconhecida pelos seus Compatriotas como notável. Margaret Thatcher esteve à frente dos destinos do Pérfida Albion, sempre com uma tenacidade e sentido de Estado inexcedíveis. João Paulo II marcou um Pontificado de perseverança e persistência nos Valores da Igreja que servia.
Em países de menor importância no xadrez político mundial, Marcello Caetano, em Portugal, não esteve à altura do legado deixado pelo seu antecessor. Augusto Pinochet Ugarte foi actor de um facto político, cujas consequências ultrapassaram em muito o país e a região em que se inseria, vindo a ser “a case study”.
Líder de um golpe de Estado anti-comunista, depois Ditador, mas numa acepção diferente daquela que a comunicação social lhe atribui.
Enquanto Caetano conduziu os destinos de Portugal para um “beco sem saída”, Pinochet é o fundador do Chile moderno, com o mais alto nível de vida do sub-continente.
Na hora do falecimento de Augusto Pinochet, a Baronesa Thatcher fez um Elogio Fúnebre que a Honra.
E Margaret Thatcher é a última daquela Plêiade que transformou, para melhor, o Mundo, naqueles anos finais do século passado.
Mário Casa Nova Martins