\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafo 2019/2020 - XI

sexta-feira, março 06, 2020

Desabafo 2019/2020 - XI

Outrora a Escola era um lugar de saberes, de aprendizagem, de educação social e cívica. Na Escola ensinava-se e aprendia-se. Na Escola o Aluno e o Professor completavam-se na formação integral da Pessoa.
Em casa os Pais educavam os Filhos, e quando estes iam para a Escola sabiam dos seus direitos e sobretudo dos seus deveres.
Hoje a Escola é como que um ‘depósito’, onde as novas teorias pedagógicas criaram a maior forma de facilitismo. Em casa há a demissão de educar.
Não se respeita o Professor, não se respeita o Funcionário que zela pela Escola.
Diferentes e diversas formas de violência campeam na Escola. Professores e Funcionários são agredidos verbal e fisicamente por alunos, familiares e gente estranha à própria Escola. Alunos agridem colegas.
Os sindicatos da área preocupam-se mais em fazeir guerra política aos Governos, do que em denunciar da forma mais veemente a violência que grassa na Escola,
O próprio ministro que tutela a Educação, ainda há pouco veio desculpar e desculpabilizar um aluno que agredira um Professor.
Os partidos políticos com assento parlamentar nunca apresentam soluções para o fim da violência na Escola. Há muito que se demitiram em relação à Escola.
A tudo isto assiste impávida a sociedade portuguesa, sem que dela venha a mais pequena solidariedade para Funcionários e Professores.
A Escola está ‘doente’. Muito ‘doente’!
2 de Março de 2020