\ A VOZ PORTALEGRENSE: OS 'DONOS' DO CDS

quarta-feira, outubro 16, 2019

OS 'DONOS' DO CDS




A existência de lóbies, de ‘forças’ dentro dos partidos políticos que manobram, que influenciam, que determinam fora do ‘grande público’, longe dos militantes, a estratégia, a liderança desse mesmo partido, é um facto indesmentível.
O CDS não foge a essa regra, e hoje António Lobo Xavier e António Pires de Lima são quem realmente ‘dispõe’ no CDS.
Pires de Lima e Lobo Xavier, um a sul, outro a norte, representam os interesses da economia e das finanças privadas, sendo ‘testas de ferro’ de empresas e empresários junto do CDS. Essa representação torna-os figuras determinantes quando das escolhas de dirigentes de topo no partido, de deputados na assembleia, e quando o CDS está no governo, de ministeriáveis.
Dentro do CDS têm ‘peões de brega’, que levam e trazem informação, por forma a estarem sempre bem informados e em simultâneo serem executadas as suas ordens.
Lobo Xavier começou na JC, e passou para o CDS, e desde então nunca deixou de exercer influência à medida que ia entrando no mundo dos negócios nortenhos. Ele próprio não passa de ‘testa de ferro’ desses mesmos negócios e negociantes.
Pires de Lima surge mais tarde no CDS do que Lobo Xavier, mas rapidamente assume papel de lobista, de uma parte da economia situada na zona da capital e arredores.
Ambos aprendizes de Maquiavel, Lobo Xavier é um Florentino nato, enquanto Pires de Lima utiliza por vezes uma atitude que roça a boçalidade.
Nesta enorme crise por que passa o CDS, já vieram a público dizer o que pensam. Ou o que lhe disseram para pensar e dizer.
E o que ambos disseram, e que era expectável, leva o CDS a continuar no plano inclinado para a sua extinção.
Se o CDS quiser voltar a ser um Partido que conte no xadrez da Direita em Portugal, tem que estar atento às palavras e acções de Pires de Lima e Lobo Xavier, contrariando-os em tudo o que dizem e fazem.
Os interesses que Lobo Xavier e Pires de Lima representam para o seu CDS são o contrário do que o Partido precisa.
António Pires de Lima e António Lobo Xavier não representam Valores e Princípios para o CDS, apenas interesses, e interesses de ordem económica e financeira.