\ A VOZ PORTALEGRENSE: Avelino Bento

segunda-feira, maio 20, 2019

Avelino Bento

*
NO RIO... ONDE COMEÇA O MAR
*
No épico de J.R.R. Tolkien, «The Lord of the Rings», a vitória do Bem sobre o Mal tem como base a amizade entre Frodo e Sam. Sem essa amizade a demanda não teria o fim desejado, e as Trevas venceriam a Luz. Às dúvidas e medos de Frodo, respondeu sempre Sam com a mais pura das amizades.
O Senhor Oliveira da Figueira é a personagem portuguesa mais conhecida no universo de Hergé. Amigo do seu amigo, tem em «Tintin au pays de l’or noire», a oportunidade de mostrar a força da sua amizade por Tintin. Na referência que Hergé faz ao Senhor Oliveira da Figueira, define-o como “um amigo leal”. E num célebre cartão de boas-festas dos Studios Hergé, datado de 1973, o Senhor Oliveira da Figueira surge mesmo ao lado do próprio Georges Remi. Hergé dá a direita ao leal amigo Oliveira da Figueira.
A cumplicidade estabelecida entre Rick Blaine e o capitão Louis Renault, quando da partida do avião que leva Victor Laszlo e Ilsa Lund de Casablanca para Lisboa, faz com que Rick diga a Louis que “é o princípio de uma linda amizade”.
É um bem raro nos tempos que correm, a amizade.  Em sentido largo, pode afirmar-se que é uma forma de relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição. Na amizade, a lealdade é um princípio fundamental. Cultivá-la é uma arte, uma nobre arte. E como é verdadeira a amizade, quando surge entre “amigos improváveis”.
A ideia de intervenção cultural na sociedade portalegrense fez com que conhecesse pessoalmente o Avelino. Amigo comum, Carlos Juzarte Rôlo, foi o elo da ligação da qual resultou a constituição de um grupo de pessoas, cujo elemento comum era o interesse na intervenção cívica na comunidade, através da cultura.
Nasce assim a «Associação Janus – Projecto Cultural». Com Américo Agostinho, Avelino Bento, Carlos Juzarte Rôlo, Fernando Correia Pina, José Polainas, eu próprio, constituímos o núcleo duro. A «Janus» levou a cabo várias iniciativas. Teve vida curta, mas todos os seus eventos tiveram a presença de elites culturais de Portalegre.
Entretanto, a «Plátano, Revista de Arte e Crítica de Portalegre» já tinha existência física. E este grupo passou a colaborar de forma mais intensa na revista, através da participação escrita e nas suas apresentações públicas.
Em todo este percurso, construiu-se forte camaradagem. E também em periódicos encontros, nos quais se honra os manjares tradicionais da região, sempre acompanhados da mais franca e salutar troca de ideias.
Ao longo dos anos a minha relação com o Avelino foi no sentido de se ter criado uma relação de amizade, baseada no respeito, mas também nas diferenças.
A defesa de Princípios e Valores distintos, feita com coerência, com verdade e tolerância, com a maior liberdade de pensar e agir, a tal improbabilidade, foi o cimento para a amizade pura e fraterna que nos une, e que me honra.
Avelino Bento é um académico. Dedicou à Escola, à sua Escola, o melhor dos seus anos e da sua vida. Foi um professor competente, com um percurso que merece os maiores encómios.
Ainda não conhecia pessoalmente o Avelino, e já tinha lido «Teatro e Animação, outros percursos do desenvolvimento sócio-cultural no Alto Alentejo», que é a sua tese de doutoramento.
Já conhecia o Avelino e estive presente na apresentação do seu livro «O meu blog deu-me o mundo».
Hoje tenho o maior prazer em estar com o Avelino na apresentação do seu livro de poesia «No rio… onde começa o mar».
A blogosfera também nos aproximou, com as leituras que fazíamos nos nossos blogs, «A Voz Portalegrense» e «Exdra/Animação». Muito aprendi no «Exdra/Animação», aliás, o período de ouro dos blogues foi extraordinário na difusão e troca de saberes.
Não posso esquecer que foi o Avelino quem propôs o meu nome para apresentar um dos convidados do Ciclo de Conferências de Senadores do Instituto Politécnico de Portalegre. Com a concordância do então presidente do IPP, Doutor Joaquim Mourato, tive o privilégio de fazer a apresentação do Professor Adriano Moreira.
O Avelino é um homem do mundo. Culto, com uma excelente livraria, viajado, conhece vários continentes e inúmeros países e suas culturas, a sua escrita é erudita, sempre com a preocupação de transmitir o conhecimento, fundamentado em bases sólidas. Um excelente conversador, é sempre um prazer e uma mais-valia ouvir e conhecer as suas opiniões, todas elas bem construídas e documentadas.
É verdade que nas diferenças se aprende a colher. Não será despiciendo afirmar que o conhecimento e o saber fazem parte do crescimento integral do homem, na relação com a sociedade a que pertence.
Nesta fase da sua vida, o Avelino quis prestar mais um serviço à comunidade portalegrense, através de um trabalho de grande qualidade que vem desenvolvendo nesta casa da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portalegre.
Esta tarde é dedicada à Cultura, na sua componente poética. O Avelino oferece-nos o seu último trabalho, uma obra de Poesia, na qual pôs todo o seu Ser.
O momento é do Avelino. E eu sinto orgulho de estar com ele, de o viver junto com ele, de estar com o meu grande Amigo Avelino Bento.
Portalegre, 18 de Maio de 2019
*
*