\ A VOZ PORTALEGRENSE: Les Aventures d'Hergé

quarta-feira, fevereiro 04, 2015

Les Aventures d'Hergé

*
*
Um livro (apenas) para coleccionar
Parecia que tudo já fora dito ou escrito sobre Hergé e Tintin, mas este filão inesgotável continua a produzir trabalhos sobre a dupla mais famosa da BD.
Também as reedições são uma constante, e de entre elas destaca-se a biografia de Georges Remi intitulada «Les Aventures d'Hergé», de José-Louis Bocquet, Jean-Luc Fromental, e Stanislas Barthélémy, editada pela Dargaud (6 de outubro 2011), álbum com 72 páginas.
Esta obra é de 1999, e ressurge na altura da saída do infeliz filme de Steven Spielberg «Les Aventures de Tintin : Le Secret de la Licorne», em 2011.
Tentando por um lado imitar a linha clara, e por outro em estilo naif, é uma biografia que mistura factos reais com efabulações, resultando algo sensaborão.
Mostrando os tempos em que hoje vive o legado de Hergé, não lhe falta uma certa reescrita, ou, se se quiser, uma correcção da vida do pai de Tintin, adequando-a ao presente.
Mas também as aventuras do Repórter do Século XX têm sido ao longo dos anos, e das modas, como que reformuladas, para agradar aos censores do politicamente correcto.
Se este álbum é mais uma peça para a colecção dos Tintinófilos, quiçá, resultará uma desilusão para quem queira realmente conhecer a verdadeira biografia de Georges Prosper Remi.
Esta BD não passa de uma mão cheia de verdades convenientes sobre a vida de Hergé.
Em Portugal, este álbum foi editado em Maio de 2003 pela Mundo Fantasma, em co-edição com as Edições DevirEm formato entre o A5 e o A4, capa mole, está há muito esgotado.
Mário Casa Nova Martins
*
*
*