\ A VOZ PORTALEGRENSE: Inauguração da Biblioteca Municipal de Portalegre

sexta-feira, novembro 16, 2012

Inauguração da Biblioteca Municipal de Portalegre

Inauguração da Biblioteca Municipal de Portalegre
*
A celebração do aniversário da República, em 1925 e em Portalegre, ficou marcado pela abertura da Biblioteca Municipal.
Situava-se nos baixos do edifício da Câmara, na Praça do Município. Da análise possível, referente ao ano da sua criação, infere-se que teve uma frequência assinável, com um máximo de leitores em Novembro e um mínimo em Julho. Não é possível saber-se sexo e idade daqueles leitores, mas se a apresentação estiver por ordem de número de assuntos, então sempre a consulta teve a mesma hierarquia, com a literatura em primeiro lugar. O número de leitores e de livros consultados é sempre idêntico, pelo que cada leitor apenas tinha acesso a uma obra.
Quando começámos a frequentar a Biblioteca, ela pertencia à Fundação Calouste Gulbenkian, e situava-se no último andar do Museu Municipal. Desse tempo, guardamos o Cartão de Leitor.
Hoje a Biblioteca Municipal está no antigo Convento de Santa Clara.
Mário Casa Nova Martins
*
O Distrito de Portalegre, Domingo 11 de Outubro de 1925, Ano 42.º. N.º 2030, pg.1
Biblioteca Municipal
Inaugurou-se na passada 2.ª feira a Biblioteca Municipal, no rés-do-chão dos Paços do Concelho.
Devido a um mal-entendido entre pessoas que trabalham no Distrito de Portalegre não compareceu naquele ato nenhum representante deste fornal, que aliás recebera convite, o qual aqui agradecemos.
.
A Rabeca, Ano X, N.º 488, Domingo, 4 de Outubro de 1925, pg. 3
Pelas 13 horas de amanhã, terá lugar, nos Paços do Concelho, a cerimónia da inauguração da sua Biblioteca, para a qual recebemos convite, que agradecemos, reservando, por isso, as nossas impressões para o próximo número.
.
A Rabeca, Ano X, N.º 489, Domingo, 11 de Outubro de 1925, pg. 2
Biblioteca Municipal de Portalegre
Aproveitando a celebração do aniversário da implantação da República, foi, às 13 horas do passado dia 5, solenemente inaugurada a Biblioteca Municipal deste concelho, a que compareceram indivíduos de todas as classes sociais.
Em breves palavras, o sr. Presidente da Comissão Executiva, deu a presidência da mesa ao sr. Governador Civil que, por sua vez, convidou para o secretariar os srs. Comandante Militar e aquele mesmo senhor.
A propósito do ato da inauguração da Biblioteca e do seu alto significado, usaram da palavra os srs. Luiz Gomes, Manuel Lourinho, Armando Neves e José Lemos, tendo sido no final dos seus discursos bastante aplaudidos.
A «Rabeca» agradecendo o convite que lhe foi dirigido, fez-se representar pelo sr. Armando Neves.
.
A Rabeca, Ano XI, N.º 520, Domingo, 6 de Junho de 1926, pg. 2
Biblioteca Municipal de Portalegre
Movimento da Biblioteca no mês de Maio: Número de leitores, 193; número de volumes consultados, 193. As obras consultadas em maior número foram: literárias, históricas, científicas e algumas de artes e profissões.
.
A Rabeca, Ano XI, N.º 525, Domingo, 11 de Junho de 1926, pg. 3
Biblioteca Municipal de Portalegre
Movimento da Biblioteca no mês de Junho: Número de leitores, 155; número de volumes consultados, 155. As obras consultadas em maior número foram: literárias, históricas e científicas.
.
A Rabeca, Ano XI, N.º 530, Domingo, 15 de Agosto de 1926, pg.1
Biblioteca Municipal de Portalegre
Movimento da Biblioteca no mês de Julho: Número de leitores, 59; número de volumes consultados, 59. As obras consultadas em maior número foram: literárias, históricas, científicas e algumas de artes e profissões.
.
A Rabeca, Ano XI, N.º 535, Domingo, 26 de Setembro de 1926, pg.3
Biblioteca Municipal de Portalegre
Movimento da Biblioteca no mês de Agosto: Número de leitores, 105; número de volumes consultados, 105. As obras consultadas em maior número foram: literárias, históricas, científicas e algumas de artes e profissões.
.
A Rabeca, Ano XI, N.º 545, Domingo, 5 de Dezembro de 1926, pg. 3
Biblioteca Municipal de Portalegre
Movimento da Biblioteca no mês de Novembro: Número de leitores, 284; número de volumes consultados, 284. As obras consultadas em maior número foram: literárias, históricas, científicas e algumas de artes e profissões.
.
A Rabeca, Ano XII, N.º 551, Domingo, 23 de Janeiro de 1927, pg. 5
Biblioteca Municipal de Portalegre
Movimento da Biblioteca no mês de Dezembro. Número de leitores, 192; número de volumes consultados, 192. As obras consultadas em maior número foram: literárias, históricas, científicas.