\ A VOZ PORTALEGRENSE: Para a História do CDP/GDP - I

sexta-feira, novembro 09, 2012

Para a História do CDP/GDP - I

*
A história do Clube Desportivo Portalegre começa em Julho de 1925. Desde então até hoje, essa história confunde-se com a própria história de Portalegre, dado ser ao longo do tempo um dos baluartes do desporto, futebol e não só, em Portalegre.
Não haverá muita documentação escrita que permita fazer uma exaustiva história desta notável agremiação portalegrense. Se a memória oral em relação aos seus primórdios é hoje quase inexistente, dado o clube ter mais de oitenta e sete anos, só relatos na segunda pessoa, os tempos recentes ainda permitem esse testemunho.
Desta forma, para os primeiros anos somente é possível recorrer fundamentalmente aos jornais da época. E então editavam-se três semanários, «A Plebe», «A Rabeca» e «O Distrito de Portalegre».
No ano de 1925, apenas existe informação desportiva em «A Rabeca», e no que concerne ao Clube Desportivo Portalegrense encontram-se duas notícias.
A primeira notícia anuncia o seu primeiro jogo, com as segundas categorias do Alentejo Foot-Ball Club, e a segunda os nomes da sua direção.
Não é conhecido se o dito jogo se realizou, e, em caso afirmativo, o seu resultado.
É conhecida a primeira ata do Clube Desportivo Portalegrense, na qual figuram os nomes dos seus corpos diretivos. Mas esses mesmos corpos diretivos vão pouco tempo depois dar lugar a novos.
São estes três documentos que se transcrevem

*
PRIMEIRA ACTA
No dia vinte e seis de Julho de mil novecentos e vinte e cinco, foi fundado por iniciativa de Carlos Fernandes Bentes de Oliveira, Florindo Eugénio Madeira, Adelino Brito Júnior, Alfredo Baptista, João da Piedade Rosado Casaca, João Sobral Sequeira, Germano Vidal Garção, Ângelo Sajara, Fernando Maria Martins Caldeira e Rui Óscar Velez Caroço, um grupo destinado à prática de todos os sports e com sede em Portalegre, ao qual os indivíduos acima citados resolveram chamar Club Desportivo Portalegrense. Neste mesmo dia foi eleita a Direção, ficando constituída da seguinte maneira:
PRESIDENTE - Carlos Fernandes Bentes de Oliveira
SECRETÁRIO - Florindo Eugénio Madeira
TESOUREIRO - Adelino do Carmo Brito Júnior
Portalegre, vinte e seis de Julho de mil novecentos e vinte e cinco
O SECRETÁRIO - Florindo Eugénio Madeira

*
A Rabeca, Ano X, N.º 484, Domingo, 30 de Agosto de 1925, pg. 2
Sport
FOOT-BALL
Realiza-se hoje pelas 17, 30 horas um encontro entre as 2.ªs categorias do Alentejo Foot-Ball Club, e a 1.ª categoria do Club Desportivo Portalegrense.

*
A Rabeca, Ano X, N.º 488, Domingo, 4 de Outubro de 1925, pg. 3
Sport
FOOT-BALL

Grupo Desportivo Portalegrense
Também elegeu os seus corpos gerentes que ficaram constituídos pelos srs.:
Direção – Presidente, Elisário de Brito Júnior; vice-presidente, Florindo Madeira; secretário, Francisco da Silva Prezas; tesoureiro, Adelino Brito Júnior.
Assembleia geral – Presidente, Manuel Chaves Costa; vice-presidente, João Casaca; secretários, Luís de Sousa Gomes e Germano Garção.

*
Mário Casa Nova Martins