\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos

quarta-feira, outubro 31, 2012

Desabafos

«Era uma vez», ou então, «há muito, muito tempo», são formas de se iniciar uma história, daquelas histórias de reis e rainhas, príncipes e princesas, mas também de fadas e de bruxas, anões e gigantes, e de gentes.
Contudo, quando se contam histórias de gentes, nem sempre o final, ou quase nunca, é ‘cor-de-rosa’.
Se se contar uma história começada por «há muito tempo», e nela se recordar que numa escola que se achava superior fora inserida nos currículos, a propósito e a despropósito, uma cadeira de Francês porque havia que colocar uma pessoa, familiar de gente importante, preterindo outras áreas, as quais, essas sim, se adequavam aos currículos dos cursos, dir-se-á que ‘essa é velha’. Até porque já tudo passou à reforma!
Mas se se contar outra história recente, começada por «era uma vez» uma pessoa que trabalhava numa escola que se denominava superior, e que certo dia viu ser feito um concurso ‘por conta e medida’ para a afastar do lugar que ocupava, a curiosidade de se saber o que aconteceu em seguida é aguçada.
Pois bem, a dita pessoa teve que sair da dita escola que se denominava superior. Mas ainda antes de se saber o resultado do tal concurso feito ‘por conta e medida’, já a outra pessoa para a qual fora feito o dito concurso ‘por conta e medida’ ocupava o gabinete que lhe iria ser destinado. Coisa e loisas, sem dúvida curiosas e, quiçá, pertinentes!
Quando Portugal e os Portugueses atravessam uma crise económica, financeira e social de que não há memória, boys e girls do nefasto Centrão, PSD e PS, banqueteiam-se!
Sadio é que não se pode dizer que é o ar que circula em Portalegre!
in, Rádio Portalegre, Desabafos, 30/10/2012
Mário Casa Nova Martins