\ A VOZ PORTALEGRENSE: Crónica de Nenhures

segunda-feira, outubro 29, 2012

Crónica de Nenhures

A crise que Portugal atravessa foi provocada pelos Políticos, do CDS, PCP, PS e PSD. Mas também pelo Povo Português que nestes anos que leva esta Terceira República apenas se preocupou em reivindicar anualmente aumentos de salários.
Claro que os Sindicatos foram com o tempo tornando-se corporações que apenas serviam para chantagear os Políticos com o objetivo único de aumentar corporativamente regalias, sem que houvesse contrapartidas de aumentos de produção.
Ora, ‘o mundo gira e avança’. E sem que se desse conta, as condições económicas e sociais da Europa mudaram. Novos tempos com a globalização, com o comércio global. Mas a Europa não estava preparada para tais e tantas mudanças!
Portugal, país ultraperiférico da União Europeia, é dos mais penalizados pela Nova Ordem Mundial. E para agravar ainda mais a situação, Portugal sempre fora um País em que o peso do Estado era excessivo. Os Portugueses sempre viram o Estado como uma forma de os sustentar.
Agricultura, Comércio, Indústria, Pescas, Serviços, são setores que sempre desconfiavam do Estado, mas que a toda a hora queriam que o Estado deles tomasse conta. A subsidiodependência face ao Estado acompanha a História de Portugal.
Por muito que custe aos Portugueses, no dia 24 de Outubro de 2012, o ministro Louçã Gaspar disse uma verdade:
_ “Portugueses pagam pouco para o que exigem do Estado.”
E como dói ouvir verdades!
Mário Casa Nova Martins