\ A VOZ PORTALEGRENSE: La Aventura de La Historia

terça-feira, fevereiro 01, 2011

La Aventura de La Historia

Chegou o número de Fevereiro de 2011 da revista «La Aventura de la Historia».
É um ‘bom exemplar’, de certa maneira como praticamente todos os seus números.
Mas o que faz desta um documento importante está em três trabalhos, que começa com um texto da autoria de Fernando Quesada, subdirector do departamento de Arqueologia da Universidade Autónoma de Madrid, intitulado «Viriato, Un Héroe para Hispania» (46 a 51).
Actualiza os trabalhos sobre Viriato, que, dada a ausência de fontes que não as conhecidas, não traz novidades. Critica maior para o facto de no final não haver bibliografia, embora no texto estejam referências aos autores clássicos e modernos, como os dos portugueses A. Guerra e C. Fabião.
O dossier deste número 148 é «La Conquista del Amazonas» (55 a 77), visto pelos espanhóis, acrescente-se. Mas é bem documentado.
O terceiro momento é, para nós, o mais importante.
«Mishima, fascinación por la muerte» (78 a 81), de Manuel Florentín, é um excelente ensaio . Claro que não trás ‘novidades’, mas está muito bem escrito e documentado. E no final tem bibliografia.
Yukio Mishima (14/01/1925 – 25/11/1970) é um dos maiores escritores de todo o século XX.
Escritor-soldado, samurai, Mishima continua a inspirar quem defende a Tradição, ele que, como escreve Manuel Florentín, foi um nacionalista, um tradicionalista, um anticomunista, um épico-militarista.
Mário Casa Nova Martins
facebook.com/Mario.Casa.Nova.Martins