Rainhas Medievais de Portugal
Saiu em Novembro de 2010 este livro «Rainhas Medievais de Portugal» de Ana Rodrigues Oliveira.
Começamos por afirmar tratar-se de um livro de História e não de um romance histórico. Fazemos esta ressalva, porque o mercado do livro foi inundado de livros que são romances sobre personagens da História de Portugal.
Como diz a Autora, principalmente para as primeiras rainhas de Portugal não há muita documentação, mas mesmo assim é-nos dado pela sua leitura um retrato que será muito próximo da realidade, visto Ana Rodrigues Oliveira ter consultado toda a documentação existente sobre aqueles reinados. À medida que se avança no tempo, mais documentação existe, e assim os trabalhos estão mais desenvolvidos.
E a última rainha a ser biografada é Leonor de Lencastre, mulher de D. João II.
A Autora também inclui estudos sobre Teresa de Leão e Castela, mãe de D. Afonso I, e sobre Inês de Castro, que ‘depois de morta foi rainha’.
A importância deste livro reside, portanto, na farta informação que trás, e pelo facto de até hoje se conhecer pouco a vida das rainhas de Portugal.
Acrescente-se que a obra também reflecte a corrente da História que estuda a vida privada, uma vez que Maria Rodrigues Oliveira também trabalhou na «História da Vida Privada em Portugal – A Idade Média», coordenada por Bernardo Vasconcelos e Sousa.
De leitura obrigatória.
Mário Casa Nova Martins
_______
[Ana Maria Rodrigues Oliveira é professora de História, com especialização na área de História Cultural e das Mentalidades. Doutorou-se em 2004 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem desenvolvido estudos nas áreas da mulher e da criança e participado em vários congressos e seminários. É co-autora de manuais escolares para o ensino da História e membro do Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa]
-
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home