\ A VOZ PORTALEGRENSE: Crónica de Nenhures

quinta-feira, julho 08, 2010

Crónica de Nenhures

CDS e a ‘muleta’

A História desta Terceira República mostra que PSD nunca consegue ‘entrar’ à Esquerda. Quando ‘engorda’ é sempre à custa do CDS, porque no Centro-Esquerda poucos votos capta.
Desta forma, não deixará de ser verdade que o CDS estará desconfiado quanto à promessa feita publicamente por um dirigente do PSD afecto à actual liderança de uma coligação pós-eleitoral, mesmo que o PSD tenha obtido em eleições legislativas uma maioria absoluta.
O dito dirigente do PSD, de apelido Relvas, decididamente, quis fazer do CDS e dos Eleitores parvos. Simultaneamente, ‘jogou’ com a falta de memória histórica dos Eleitores, e com a ‘ânsia’ de certa parte do CDS, a tal Direita champagne ou Direita dos interesses, que quer ir e estar no Governo a qualquer preço.
Porém, parece que desta vez imperou o bom senso no CDS, e de imediato se percebeu que tudo não passava de uma manobra eleitoral do PSD, no sentido de ‘esvaziar’ o eleitorado que vota CDS.
As sondagens, que sempre pecam por defeito para o Partido, dão hoje um valor de intenções de voto ao CDS superior ao score obtido nas últimas eleições legislativas. E a continua assim, o PSD dificilmente alcançará maioria absoluta nas eleições legislativas que terão lugar imediatamente após as eleições presidenciais de Janeiro de 2011.
Compreende-se, pois, a ‘esperteza saloia’ do tal Relvas. As afirmações que Relvas fez não passam de ‘engodo’ para ‘patos’… mas para ‘patos mansos’ e ‘patos bravos'!
O PSD sempre se comportou desta forma para com o CDS. Bom seria que o CDS chamasse à atenção dos seus jovens dirigentes para esta e outras ‘armadilhas’ de idêntico cariz. Jovens, não conhecem a História do Partido, e quantas vezes, quiçá com a melhor das intenções, são ‘comidos', ‘papados’ pelos ‘Relvas’ que pululam por toda a parte a soldo do PSD…
Curiosamente, na Assembleia Municipal do Concelho de Portalegre a ‘história’ do Capuchinho Vermelho, perdão, Laranja, teve em Janeiro passado um episódio ‘à Relvas’…
Pois é, o CDS ‘muleta’ do PSD em Portalegre, não é ‘caso virgem’…
Mário Casa Nova Martins
-