\ A VOZ PORTALEGRENSE: José Mourinho em Portalegre II

quinta-feira, julho 01, 2010

José Mourinho em Portalegre II

in, Alto Alentejo, 30 de Junho de 2010, pg.18
*
José Mourinho e Portalegre

Após ter sido publicado no Alto Alentejo, no passado dia 1 de Junho, o nosso texto sobre a presença de José Mourinho em Portalegre, fomos abordados por Luís Meira dizendo ter em posse umas fotocópias que mostravam a inscrição na Associação de Futebol de Portalegre do jovem pelo Sport Clube Estrela. Acrescentou que as mesmas eram fotocópias de umas outras, pertença de Jorge Serra. Depois, foi-nos confirmado por José Ceia que José Mourinho estivera inscrito no SCE.
Na posse desta informação falámos com Manuel Isaac, director do Alto Alentejo, e decidimos em conjunto indagar junto da AFP se existem os originais dos documentos mencionados.
Recebidos por António Costa, actual presidente da AFP, foi-nos confirmado o facto futebolístico e colocada à nossa disposição toda a documentação.
Gentilmente, António Costa fez chegar ao Alto Alentejo, por mail, cópia dos originais, que agora o director do jornal achou oportuno editar.
Mas dessa documentação não se fica a saber se José Mourinho fez algum jogo oficial ou particular com a camisola do SCE, ou em que posição, guarda-redes, defesa, médio ou avançado, jogava.
Na comunicação social da época, os semanários A Rabeca e O Distrito de Portalegre, não existe nenhuma referência sobre um campeonato de Iniciados referente à época de 1976/77, que podia dar aquela informação. E testemunhos que recolhemos recordam apenas o jovem José Mourinho como ‘apanha-bolas’ nos jogos em Portalegre da equipa sénior do SCE.
Assim, lança-se um repto à Associação de Futebol de Portalegre, e ao mesmo tempo à sociedade civil de Portalegre.
Quanto à primeira, AFP, que disponibilize as fichas dos jogos em que o jovem terá participado, para se poder historiar o trajecto futebolístico de José Mourinho em Portalegre. À segunda pedia-se testemunhos e fotografias em que José Mourinho seja o protagonista.
Entretanto, já foi eliminada a frase na internet, em http://pt.wikipedia.org/wiki/Sport_Clube_Estrela, onde então se lia que José Mourinho tinha sido jogador do SCE, na categoria de Júnior.
Mário Casa Nova Martins
*
*
*
*
*