\ A VOZ PORTALEGRENSE: Sport Lisboa e Benfica

segunda-feira, maio 17, 2010

Sport Lisboa e Benfica

SLB - AAC, 2 de Maio de 1971

Mérito e Valor, Benfica Campeão!

Terminou a época de futebol 2009/2010. E foi o Sport Lisboa e Benfica campeão.
O facto da festa da conquista do título ter sido no Estádio do Sport Lisboa e Benfica, ‘levou-nos’ para outro tempo.
No domingo dia 2 de Maio de 1971 fomos pela primeira vez ver um jogo oficial do Sport Lisboa e Benfica, um Benfica - Académica.
Esse jogo continha variáveis que fariam dele ‘único’ para nós. Era de facto a primeira vez que víamos o SLB ‘a jogar a sério’, e logo no seu campo, o Estádio da Luz. E, ‘a cereja em cima do bolo’, esse jogo era a festa de campeão, o Sporting Clube de Portugal estava no segundo lugar e a uma distância que fazia desse último jogo do campeonato a consagração do Benfica.
Mas nesse jogo ainda havia um troféu em disputa, a conquista da Bola de Prata, e a compita era entre o jogador do Vitória Futebol Clube, de Setúbal, Vítor Baptista e Artur Jorge.
Mas, o tempo o mostrou, vários outros factos aconteceram. Artur e Rui Rodrigues fariam o último jogo pela AAC, transferindo-se na época seguinte justamente para o SLB, assim como o setubalense Vítor Batista. José Torres não jogou, era suplente, e sairia do SLB, no ‘negócio’ do Vítor Batista do SLB para o VFC.
Ficámos no ‘primeiro anel’, mesmo acima do túnel de acesso às cabines e por baixo da tribuna onde estavam os principais dirigentes do SLB. Quanto ao jogo, o Benfica ganhou 5 - 1, e Artur Jorge sagrou-se o maior marcador da prova com um total de 23 golos.
Recordamos que era Melo o guarda-redes da AAC, e que Eusébio jogou e também marcou. Tudo o mais é uma memória que nos lembra momentos de paixão pelo Benfica, emoção pelos golos e a certeza de que o Sport Lisboa e Benfica e o Grupo Desportivo Portalegrense são os nossos únicos Clubes!

Na época 2009/2010, na Liga o Sport Lisboa e Benfica foi a equipa que ganhou mais jogos e menos perdeu. Foi a equipa que marcou mais golos e que teve em Óscar Cardozo o seu melhor marcador. Foi a equipa portuguesa que mais pontos fez nas competições europeias e teve em Óscar Cardozo o melhor marcador da Liga Europa. E ganhou a Taça da Liga, tal como inúmeros denominados torneios de preparação de início da época.
Foi uma constante a superioridade técnico-táctica do SLB ao longo da época. Contratações de jogadores bem conseguidas, um treinador que conhecia bem o futebol português, principalmente no que ele tem de negativo, geraram uma equipa que foi ganhadora.
Contra factos não há argumentos, e desta forma é inquestionável o mérito da conquista da Taça da Liga e do Campeonato pelo Sport Lisboa e Benfica. Tudo o mais que se quiser dizer, é irrelevante.
Mário Casa Nova Martins
*