\ A VOZ PORTALEGRENSE: Joaquim Veríssimo Serrão

sábado, maio 15, 2010

Joaquim Veríssimo Serrão


Já está nas livrarias, e também na Feira do Livro de Lisboa o XVIII volume da História de Portugal do Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão.
Joaquim Veríssimo Serrão fará 85 anos no próximo dia 8 de Julho de 2010. Diz no Prefácio (página 12) sentir-se cansado e temer não conseguir acabar esta sua Magna Obra. Escreve que “falta ainda, para completar a História de Portugal, a última parte que se lhe segue na cronologia histórica, muito em especial o Volume referente ao período de 1968 a 1974, quando a presidência do Conselho de Ministros esteve confiada ao Doutor Marcello Caetano”.
Oxalá tenha ainda Vida e Saúde para completar este Serviço à Pátria, a Portugal!
Entre outros considerandos, para este volume, e ao contrário de outros Historiadores, tomou em grande importância os volumes de memórias do último Chefe de Estado da Segunda República, o Almirante Américo Thomaz, principalmente o Volume III das «Últimas Décadas de Portugal».
Não há Histórias ‘neutras’. Esta nunca o foi e o seu Autor também nunca quis que o fosse. Assim, estamos perante mais uma Obra que engrandece os Feitos dos Portugueses, que não nega os Valores da Família, e da Nação, que assume a importância da Herança Cristã na História de Portugal.
Veríssimo Serrão foi, na Universidade de Coimbra, Aluno de Sílvio Lima, com quem sempre manteve laços de profunda Amizade.

Mário Casa Nova Martins