\ A VOZ PORTALEGRENSE: É preciso sacudir as consciências adormecidas

terça-feira, março 09, 2010

É preciso sacudir as consciências adormecidas



Caro Mário Freire
Envio-lhe um texto sobre a questão dramática que neste momento aflige (ou deve afligir!) muitas consciências que ainda não perderam de todo algum sentido moral das responsabilidades colectivas.
Porque sei quanto esta questão o tem preocupado, porque sei que tem lutado com toda a sua energia contra este flagelo, envio-lhe este texto que hoje mesmo colhi da edição do JN.
A minha sugestão vai mais longe, a de que o “nosso” blog se faça eco dele. É preciso sacudir as consciências adormecidas. Se nisso achar interesse, deve ser o Mário Freire a assumir tal diligência junto do nosso amigo Mário Casa Nova Martins, porque isso se me afigura da mais elementar justiça. O seu a seu dono...
Sei que o texto é longo e que pesa como chumbo, mas é oportuno e urgente.
Um abraço amigo do
António Martinó
_______
Caro Mário,
Recebi hoje um mail do Prof. Martinó, que to reenvio, com um anexo intitulado "Vigiar, educar e responsabilizar crianças é preciso" do JN. O Martinó, numa atitude de grande amabilidade e deferência para comigo, diz que devo ser eu a dizer-te alguma coisa sobre o assunto. Eu acho que o assunto é tão grave que a todos nós compete fazer algo. Nós tentámos já, no âmbito da Comissão Diocesana Justiça e Paz fazê-lo.
Tomo, pois, a liberdade de juntar os documentos que então produzimos e de que te deves lembrar. Também penso que nós, no blog, não deveremos ficar indiferentes a esta situação.
Um abraço
Mário Freire
_______
A Voz Portalegrense está prestes a alcançar as 200.000 visitas. Talvez não seja por um mero acaso que este blogue, com ‘sede’ numa pequena cidade de província, vai alcançar este número de visitantes, que é notável!
Mas para que tal aconteça, muito se deve nestes últimos meses ao contributo de Gente como os Protagonistas da troca de mails que acima torno público.
E faço-o para que quem visita A Voz Portalegrense saiba como nos ‘bastidores’ do blogue funciona uma Equipa de Amigos, que se situa em diferentes quadrantes quer da Ideologia Politica, da Sociedade e da Cultura.
Há em todos nós uma forte preocupação/inquietação acerca do Futuro de Portalegre, como se comprova em muitos Textos aqui por nós assinados, mas também nos preocupamos com o que nos cerca, seja na Região, em Portugal ou no Mundo. E os Textos sobre Educação que o dr. Mário Freiro vem publicando simultaneamente n'A Voz e no semanário O Distrito de Portalegre, são exemplo do que afirmo e retratam grande oportunidade face ao infeliz acontecimento de Mirandela.
O caso de bullling que originou esta troca de mails, e que culmina com os três Textos agora editados n’A Voz, não é novo, mas o dramático caso do jovem Leandro Pires, aluno da Escola E/B 2,3 Luciano Cordeiro, em Mirandela, agudizou este problema, que existe mas que é politicamente incorrecto assumi-lo por quem de direito.
O inquérito que decorre limitar-se-á a encontrar ‘bodes expiatórios’ e falará de generalidades. A Escola chegou a um ponto em que ‘a culpa morrerá solteira’.
Mário Casa Nova Martins


Expresso, 06 de Março de 2010 - PRIMEIRO CADERNO 23