\ A VOZ PORTALEGRENSE: Luís Filipe Meira

segunda-feira, janeiro 04, 2010

Luís Filipe Meira

Relatório & Contas 2009
.
Preâmbulo
.
Desde aqueles velhos quanto gloriosos tempos da Rádio Fonte Nova / Rádio São Mamede – há mais de 20 anos! – que me habituei a discorrer no final do ano sobre a música que ia ouvindo ou passando ao longo dos meses.
Continuei a fazê-lo depois da implosão da Rádio São Mamede, primeiro em O Distrito de Portalegre, pela mão do Mário Casa Nova Martins e depois no Alto Alentejo, a convite do Manuel Isaac, jornais locais e generalistas mas que sempre fizeram questão de manterem um espaço para minorias.
Hoje estou aqui neste blogue de corpo inteiro, pois o meu amigo e administrador d’A Voz, Mário Casa Nova Martins, faculta-me todo o espaço que eu conseguir preencher, o que é uma responsabilidade de monta. Em primeiro lugar porque gosto imenso de o fazer e isso obriga-me a um trabalho responsável, árduo e cuidadoso, pois quem opina publicamente sobre o trabalho alheio deve fazê-lo com o máximo respeito e nunca de ânimo leve, Depois porque a gestão da palavra e do espaço também não é fácil, e além do mais nunca sabemos quem nos ouve ou quem nos lê, o que é extraordinariamente estimulante mas extremamente perigoso.
Apresentarei o Relatório & Contas relativo ao exercício de 2009 em duas partes; a primeira, mais extensa, dedicada à musica que ouvi em 2009, e a segunda em que falarei dos filmes que vi e dos livros que li. Ao contrário do que fazem as pessoas que se dedicam a estes balanços de fim de ano, não irei apresentar os melhores do ano, pois considero o conceito falacioso. Aqui falarei dos discos que ouvi, dos filmes que vi e dos livros que li, realçando os que mais gostei. Apenas e só. Não deixarei críticas – não me sinto habilitado para isso – mas apenas pistas para o leitor seguir ou não…
.
RELATÓRIO
Música
O panorama musical quer nacional quer internacional está pujante, há gente nova com uma vontade imensa de trabalhar. Com maior ou menor imaginação ou inovação há inquestionavelmente uma geração que quer fazer e faz coisas. Obviamente que a facilidade que as novas tecnologias facultam, e a apetência que a miudagem tem para o manuseamento da parafernália de aparelhagem que por aí há também ajuda.
Mas o mais interessante é que mesmo os mais velhos sentem-se estimulados com esta boa onda, e desatam também a fazer coisas, umas melhores outras piores, mas vão à luta. É evidente que no centro de tudo isso está a net, instrumento fundamental para divulgação e apreensão de conhecimentos. É verdade também que a guerra que as autoridades capitalistas movem à partilha gratuita de ficheiros pode enfraquecer o movimento, mas são riscos que vale a pena correr.
A minha lista de preferências internacionais, que abaixo público, dificilmente poderia ser feita sem net e sem transgressão. Reitero aqui que a proibição de partilha de ficheiros apenas favorece as majors (grandes editoras) e nunca os artistas. Um destes dias voltarei a este assunto.
Aqui fica a minha lista de preferências 2009, uma lista de compromisso entre o passado (Dylan, Sprigsteen, Zé Mário, Sérgio, Fausto, Tom Waits), o presente (XX, Wild Beasts, Animal Collective, João Coração, B. Fachada,) e o futuro (Fuck Buttons, Fever Ray, Junior Boys).
Não era minha intenção particularizar este ou aquele disco, pois a força da música pop centra-se no efémero e paradoxalmente na facilidade que tem em transformar-se. Grosso modo, diria que há “um baralhar e voltar a dar” constante. O disco de Mulatu & The Heliocentrics é lapidar, pois consubstancia o passado com o presente com um resultado final impressionante.

CONTAS
Lá Por Fora
:
1 – The XX – XX
2 - Mulatu Astatke – Mulatu Astatke & The Heliocentrics
3 - Tom Waits – Glitter & Doom Live
4 – Fat Freddy’s Drop – Dr. Boondigga & The Big BW
5 – Bill Callahan – Sometimes I Wish We Were an Eagle
6 – Wild Beasts – Two Dancers
7 – Fever Ray – Fever Ray
8 – Animal Collective – Merryweather Post Pavillion
9 – Staff Benda Bilili – Très Très Fort
10 – God Help the Girl – God Help the Girl
11 – Unthanks – Here´s the Tender Coming
12 – Kings of Convenience – Declaration of Dependence
13 – Junior Boys – Begone Dull Care
14 – Yo La Tengo – Popular Songs
15 – Bob Dylan – Together Through Life
16 – Bruce Springsteen – Working on a Dream
17 – Mayer Hawthorne – A Strange Arrangement
18 – Fuck Buttons – Tarot Sport
19 – Orchestre National de Jazz – Around Robert Wyatt
20 – M.Ward – Hold Time
Gostei ainda de:
The Mountain Goats – The Life of the World to Come
Camera Obscura – My Maudlin Career
Reedições:
The Beatles – In Mono / In Stereo
Kraftwerk – Os 8 primeiros álbuns remasterizados
Não ouvi mas não perdem pela demora:
Kind Midas Sound – Waiting For You
Elvis Perkins – In Dearland
Antlers – Hospice
Sunn O))) – Monoliths & Dimensions
Cá Dentro:
1 – Zé Mário / Sérgio / Fausto – Três Cantos ao Vivo
2 – The Legendary Tigerman - Femina
3 – Cristina Branco – Kronos
4 – Rodrigo Leão – A Mãe
5 – João Coração – Muda que Muda
6 – B. Fachada – B. Fachada
7 – Carminho – Fado
8 – Cacique 97 – Cacique 97
9 – Samuel Úria – Nem lhe Tocava
10 – Diabo na Cruz – Virou!
Gostei ainda de:
Sean Riley & The Slow Riders – Only Time Will Tell
Os Golpes – Os Golpes
Lura – Eclipse
Norberto Lobo – Pata Lenta
Não ouvi mas não perdem pela demora:
JP Simões – Boato
Ana Moura – Vamos aos Fados
Ana Sofia Varela – Fados de Amor e Pecado
Macacos do Chinês – Ruídos Reais
Batida - Dance Mwangolé
Luís Filipe Meira