\ A VOZ PORTALEGRENSE: João Miguel Tavares

domingo, janeiro 03, 2010

João Miguel Tavares

João Miguel Tavares
.
CM reforça opinião e análise
.
JOÃO MIGUEL TAVARES – ‘O CRONISTA INDELICADO’
.
Olhar único, crítica irónica e subtil mas sempre mordaz, certeira e brilhante. É assim a escrita de João Miguel Tavares sobre a realidade política e social portuguesas, que vai marcar as sextas-feiras de 2010 do seu jornal diário.
Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, o novo reforço do CM – figura incontornável no grupo restrito de grandes cronistas da nova geração – é um apaixonado pelo lado lúdico da escrita. Por isso, defende: ‘A maneira como se escreve uma crónica é tão importante como o seu conteúdo’.
Sobre o nome que decidiu dar à sua crónica no CM, explica: ‘Teve origem no processo que o primeiro-ministro José Sócrates me levantou e que o Ministério Público mandou arquivar. O despacho de arquivamento referia que a minha crónica continha ‘expressões indelicadas’. Eu gostei muito da palavra ‘indelicado’. É por isso que a vou usar no título das minhas crónicas’.
João Miguel Tavares nasceu em Portalegre e iniciou a carreira no ‘DN’. Há três anos fundou a revista ‘Time Out Lisboa’. É, ao lado do ‘gato’ Ricardo Araújo Pereira e Pedro Mexia, um dos convidados permanentes do programa ‘Governo Sombra’ (TSF).
[LFM]