\ A VOZ PORTALEGRENSE: Jaime Crespo

segunda-feira, janeiro 11, 2010

Jaime Crespo

proibir os despedimentos / solidariedade com os desempregados

recentemente, várias comissões de trabalhadores entre as quais a da Auto-Europa, assinaram a carta promotora de um Encontro Nacional Para a Proibição dos Despedimentos, medida que exige mais que uma mudança radical do que têm sido as políticas de emprego ordenadas pela Comissão Europeia e com bons autores nos papéis secundários no nosso país, casos de Barroso, Santana, Sócrates, Cavaco, Bagão Félix e Vieira da Silva, entre outros e com a conivência de muitos mais, exige uma ruptura completa com essas políticas e, em último caso, com a UE.
sou daqueles que defendem que proibir isto e mais aquilo não resolve problema nenhum. no entanto, o momento dramático que atinge quase um milhão de desempregados em Portugal, exige medidas drásticas não só na protecção dos postos de trabalho ainda existentes mas também medidas sérias de apoio a quem perdeu o seu emprego e àqueles que apesar de trabalharem vêem os seus salários "congelados” pela entidade patronal.
por isso e muito mais também eu resolvi subscrever e trabalhar na organização deste encontro que sendo pela defesa dos postos de trabalho terá que ser também solidário para com os que vivem a amargura do desemprego e a quem apenas são oferecidas oportunidades falaciosas tais como os diplomas aldrabados das "novas oportunidades" ou o ressuscitar de novo da caridadezinha paroquial e das senhoras de S. Vicente de Paula.
pela protecção do emprego e pela integração dos desempregados exige-se um novo rumo na política portuguesa.
Jaime crespo
_______
Adenda

A um email sobre o post proibir os despedimentos /solidariedade com os despedidos
Amigo:
Concordo contigo. O texto é um tanto dúbio mas a minha intenção não é a de criticar negativamente nem a Igreja, nem a Ordem de São Vicente de Paula, que existem para o que são e desempenham a sua função. Trata-se sim de exigir ao estado que cumpra a sua pois existe para o que devia ser: promover a equidade e justiça social.
Jaime crespo