\ A VOZ PORTALEGRENSE: Cristóvão Falcão

quarta-feira, maio 14, 2008

Cristóvão Falcão

CRISTÓVÃO FALCÃO
(1518?-1557)
.
... «Não se conhecem com precisão as datas do seu nascimento e morte, mas pode dizer-se, de modo geral, que a sua vida coincidiu quase com o reinado de D. João III (1521--1557). Este monarca consagrou-lhe muita estima, como o prova o facto de o mandar em espinhosa missão diplomática a Roma, em 1542, relativa ao Bispo de Viseu D. Miguel da Silva» (Mendes dos Remédios).
Nasceu em Portalegre e foi educado de muito criança no Paço Real. A écloga Crisfal tê-la-ia escrito para cantar os seus amores com Maria Brandão, órfã rica, cuja família haveria desaprovado o seu casamento com um fidalgo pobre, como era o poeta.
.
Vilancete
.
Como dormirão meus olhos?
Não sei como dormirão,
pois que vela o coração.

Toda esta noite passada,
que eu passei em sentir,
nunca a pude dormir,
de ser muito acordada.
Dos meus olhos foi velada;
mas como não velarão,
pois que vela o coração

As horas dela cuidei
dormi-las: foram veladas.
Pois tão bem as empreguei,
dou-as por bem empregadas.
Todas as noutes passadas
neste pensamento vão,
pois que vela o coração.

Pássaros, que namorados
pareceis no que cantais,
não ameis, que, se amais,
de vós sereis desamados.
Em meus olhos agravados
vereis se tenho razão,
pois que vela o coração.
Da écloga Crisfal