\ A VOZ PORTALEGRENSE: Romance

segunda-feira, abril 02, 2007

Romance

(Capa da 1.ª edição)
§
«Davam Grandes Passeios aos Domingos» é o título do “primeiro retrato simpático de rapariga”, segundo a Dedicatória do Autor “À boa Amiga a quem mentalmente” tal prometera.
Também é a única «História de Mulheres» passada em Portalegre, tal como é o único romance passado nesta cidade do Alto Alentejo.
Se o retrato de Rosa Maria é “simpático”, o mesmo já não se pode dizer de Portalegre e da sua burguesia. Também não é simpática a imagem que fica da tia de Rosa Maria, a tia Vitória que a acolhe em sua casa depois da morte da mãe. Mais simpático é Fernando, o primo porque se vai apaixonar, uma paixão impossível.
Régio, que ao tempo vivia numa pensão de média burguesia, caricatura o ambiente de Portalegre dos finais de trinta do século passado, trazendo episódios verídicos, como convém.
Romance “maldito”, é raro ser referenciado na obra de Régio, para o que também contribuiu o facto de ter sido incluído na 3.ª edição da «Histórias de Mulheres».
Jaime Nogueira Pinto traz hoje o nome do dito romance à baila, mas num contexto diametralmente oposto ao do livro, se bem que se percebe que ele apenas serve como ligação ao título do postal no «O Futuro Presente».
O quadro «Nassau (Bahamas)» de Winslow Homer, é uma bela paisagem, o contrário da vida de Rosa Maria em Portalegre, em que o mar era as suas lágrimas que secava rapidamente para que não fossem vistas, e o horizonte a planície que da serra se avistava para sul, não a outra margem onde o farol indica o caminho da felicidade, coisa que nunca teve em Portalegre.
MM