\ A VOZ PORTALEGRENSE: Eixo

domingo, abril 01, 2007

Eixo

Nunca um programa de entretenimento teve um nome tão bem escolhido: «Eixo do Mal».
Sendo a mediocridade um mal, o eixo que vai do apresentador aos paineleiros é o “mal absoluto”…
Este programa da SIC Notícias celebrou ontem o centésimo programa. Esta “notável” marca é o exemplo maior do estado de indigência cultural que atingiu a televisão em Portugal. Verdadeira pornografia cultural, ontem o tema central foi a vitória de António de Oliveira Salazar no concurso da RTP1 «Os grandes Portugueses».
Fácil de imaginar as boutades que foram ditas sobre Salazar. Contudo, outra coisa não seria de esperar…
Mas o programa também teve momentos de algum interesse, todos protagonizados por Clara Ferreira Alves, sem dúvida a mais inteligente da trupe.
Esta criticou Aníbal Cavaco Silva por ter excluído Mário Soares de um acontecimento político sobre a Europa. E tem razão. A vendetta cavaquista não se serve a frio, serve-se com má educação.
Também chamou a atenção para o facto de se estar constantemente a falar de Salazar, o “ditador fascista”, e a esquecer-se a figura do segundo classificado, Álvaro Barreirinhas Cunhal, que era estalinista.
Ao fazer esta afirmação que comporta o maior rigor histórico, Daniel Oliveira interrompe-a extemporaneamente (aliás, no que é usueiro e vezeiro…), e afirma com agressividade que o mais importante em Álvaro Cunhal é o seu passado anti-fascista e não o seu estalinismo!
Palavras para quê? Este paineleiro uma vez mais mostrou o seu carácter estalinista. Além das sobrancelhas, Daniel Oliveira também tem em comum com Álvaro Cunhal o seu amor por Estaline!
MM