\ A VOZ PORTALEGRENSE: Eleições Presidenciais Francesas

domingo, abril 22, 2007

Eleições Presidenciais Francesas

Palácio do Élysée
*
De acordo com os resultados de hoje, o Centro obtém três quartos dos votos expressos, isto é, em quatro franceses três votaram ou em Nicolas Sarkozy, ou em Ségolène Royal, ou em François Bayrou.
É a vitória do centrão, “cá como lá”. Estes três candidatos em termos ideológicos pouco ou nada diferem. Portanto, quem ganhar na segunda volta nada fará para alterar o declínio da França.
Os próximos anos vão mostrar uma França frágil no plano europeu e no plano mundial. O seu poder de influência, muito diminuído com o consulado do cleptocrata Jacques Chirac, continuará em decréscimo.

Como se irão comportar os eleitores de Direita que votaram principalmente em Jean-Maria Le Pen, e os eleitores de Esquerda que pulverizaram os votos em candidatos sem representatividade?
Essa é a incógnita, porque é necessário o transvase de votos à Direita e à Esquerda para os dois candidatos que passaram à segunda volta, Sarkozy e Ségolène.

Sondagens feitas em diferentes países da União Europeia, que não Portugal, indicavam que os europeus “queriam” a vitória de Ségolène Royal. Se fossemos chamados a responder a uma dessas sondagens, na segunda volta “votaríamos” em Madame Royal.
MM