\ A VOZ PORTALEGRENSE: Disparates do Mundo

sexta-feira, janeiro 19, 2007

Disparates do Mundo

O Governo aprovou um decreto que altera a formação dos preços dos medicamentos, para entrar em vigor já em Fevereiro. Com esta medida, prevê-se que utentes e Serviço Nacional de Saúde poupem valores superiores a 70 milhões de euros.
.
Numa medida que se insere no programa de simplificação administrativa, o conselho de ministros aprovou um decreto que vai permitir aos estudantes candidatarem-se ao ensino superior por via electrónica.
.
Em cinco anos, Portugal não gastou mais de 4,6 mil milhões de euros de fundos comunitários, que desvalorizaram em 215 milhões de euros, segundo revela um estudo sobre a queda no investimento.
.
O ministro das Finanças negou a existência de qualquer ilegalidades nas contas públicas de 2005, depois do Tribunal de Contas (TC) ter publicado um parecer sobre a Conta Geral do Estado desse ano, alegando irregularidades.
.
Mais de 50% da dívida do Estado a fornecedores de bens e serviços está concentrada em apenas 66 entidades, ou seja, apenas 1% de um total de 65550 credores analisados pelo Tribunal de Contas (TC). Neste grupo são as farmacêuticas as grandes credoras do Estado.
.
As companhias de seguros gastaram 32 milhões de euros em indemnizações pagas em resultado das cheias que assolaram o país nos últimos meses de 2006. Os prejuízos terão sido superiores aos registados em 2001, ano das últimas grandes inundações.
.
A EURIBOR a 12 meses, a que serve de referência à maioria dos contratos de crédito à habitação, ultrapassou no final do ano os 4%, pelo que neste ano os mercados acreditam que o Banco Central Europeu vai subir novamente os juros, que estão nos 3,7%
.
Para quem quiser investir na época de saldos e rechear os armários com artigos mais baratos, a DECO deixa alguns conselhos para que as compras se processem sobre rodas. É bom saber, por exemplo, que os direitos são os mesmos, quer se trate da época oficial de saldos ou daquilo a que as lojas chamam de promoções. E que os comerciantes são obrigados, mesmo nos saldos, a trocar o produto ou devolver o dinheiro em caso de defeito. O consumir não deve esquecer de verificar se está a fazer uma boa compra, comparando o preço antigo com o novo.
.
As juras de amor eterno, como manda a tradição, com véu e grinalda, igreja e boda a rigor, são mais difíceis de encontrar em Portugal, e isto porque os portugueses casam-se cada vez menos. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2004 a taxa de nupcialidade era de 4,7 casamentos por mil habitantes, e em 2005 contabilizaram-se 48 671 matrimónios, com 81,2% das bodas a corresponderem a casamentos entre solteiros.
.
A Amnistia Internacional (AI) em Espanha denunciou que o Governo espanhol não tem tomado medidas no sentido da protecção das crianças face aos conteúdos perigosos dos jogos de vídeo. Cada vez existem mais jovens que têm um acesso fácil a conteúdos recomendados só para maiores de idade.
.
O Ministério para a Igualdade de género da Coreia do Sul prometeu o prémio de um bilhete de cinema a quem renunciasse à procura de prostitutas na noite de passagem de ano. A campanha moralista apontou para os promotores de festas que acabam quase sempre com visitas a bordéis, mas não especificou como fazer a prova do direito ao prémio.
[mj]