\ A VOZ PORTALEGRENSE: Crónica de Nenhures

terça-feira, janeiro 16, 2007

Crónica de Nenhures

A vertigem da Ilusão
.
Terminou a primeira metade da Liga Profissional de Futebol. Com o calendário em dia, a primeira nota a referir é que a diferença pontual entre primeiro e último se cifra em 32 pontos (!!!), algarismo que retrata bem o desnível competitivo que existe no Campeonato.
É verdade que se houvesse verdade desportiva no futebol português, o equilíbrio entre os três primeiros classificados seria muito maior. Assim, enquanto já está definido o campeão, se bem que terá sempre o libelo da suspeição, o interesse desportivo vai para os lugares que dão acesso às competições da UEFA e, a nível de segunda metade da tabela, quem vai descer de divisão.
Por razões extra-desportivas, a corrupção que grassa e de que é prova o denominado processo “apito dourado” que envolve dirigentes desportivos ligados a clubes do norte do país e à arbitragem, e por razões de falta de qualidade do espectáculo futebolístico, os estádios não têm espectadores. E, em paralelo, a publicidade, principal fonte de receita dos clubes, não aposta neste sector porque não tem retorno. Este é um ciclo vicioso que faz com que enquanto o futebol português não reconquistar credibilidade, as hipóteses de sobrevivência económica dos clubes são nulas.
FC Porto é não só o “campeão de Inverno”, como o vencedor do Campeonato. Sporting CP e SL Benfica disputarão o segundo lugar que dá acesso directo à Liga dos Campeões, tendo o que ficar em terceiro que disputar uma pré-eliminatória da mesma, desejando-se que continue em frente. O Braga irá à Taça UEFA, ficando por saber quem o acompanhará.
Quanto a descidas de divisão, duas, ainda é cedo para se saber quem desce, embora não seja difícil de imaginar que se um clube do norte descer, o outro será do sul, ou então, o que não se afigura provável em termos desportivos, descerem dois clubes do sul. Mas, há sempre o factor extra-desportivo, o tal que “matou” o futebol em Portugal, pelo que, como em tempos afirmou o futebolista João Vieira Pinto, também ele envolvido num processo-crime de fuga ao fisco, “prognósticos só no fim do jogo”.
Finalmente, diga-se que na Liga de Honra e com fortes hipóteses de subida de escalão estão Leixões e Feirense, curiosamente dois clubes da área do Porto, norte.
Decididamente, a geografia da época 2007/2008 da Liga de Futebol, não será a mesma da actual…
MM