\ A VOZ PORTALEGRENSE: Para a História da Internet

quarta-feira, janeiro 17, 2007

Para a História da Internet

2007-01-17
.
Há 15 anos foi criado o primeiro browser para a Internet
.
Eleito pela "Time" como um dos 20 cientistas mais importantes (e uma das 100 pessoas mais influentes) do nosso tempo, a par de Einstein (relatividade), Fleming (penicilina), Turing (computador) ou Freud (psicanálise), entre outros, o físico inglês Tim Berners-Lee (o 'pai da www' ) criou em 15 de Janeiro de 1992 o primeiro browser destinado à Internet, completaram-se ontem precisamente 15 anos
Num artigo da revista brasileira "Veja" - Especial Tecnologia, foi publicada recentemente uma entrevista em que Berners-Lee e a importância das suas descobertas são referidos da seguinte forma:
"A internet é formada, basicamente, pela ligação entre computadores, via cabo. Mas os recursos que conferem "inteligência" à rede são aqueles que permitem a interacção entre os milhões de páginas que abrigam textos, imagens e sons. Esse mundo virtual regido pela conectividade é chamado de web. É nele que os internautas navegam pelos sites com apenas um clique no rato – sem que ninguém precise de decorar códigos complexos ou números extensos. O mérito pela criação desse espaço é do físico inglês Tim Berners-Lee. Foi ele quem inventou a World Wide Web, a "teia do tamanho do mundo", conhecida pela sigla www.
O homem, enfim, é o pai da web. Mas não quis patentear o invento. "Ela é uma criação social, e não um brinquedo", escreveu Berners-Lee, em fins dos anos 90. Hoje, o físico garante que não se arrepende da decisão, que provavelmente o privou de se ter tornado ultra-milionário. Actualmente, dedica-se a aperfeiçoar ainda mais os recursos da rede e está à frente do projecto da "web semântica". Berners-Lee acredita que essa nova versão aumentará consideravelmente as possibilidades da internet, pois torna possível o cruzamento de dados que hoje ficam confinados em programas diferentes."
(da Intranet/Unicre)
by mail