\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos

sexta-feira, janeiro 19, 2007

Desabafos

Há oito dias, nesta casa, fizemos referência ao trabalho do semanário Expresso sobre as melhores cidades portuguesas para viver em 2007.
Hoje voltamos ao assunto, primeiro para recordar que Évora está em terceiro lugar, Beja em décimo primeiro, Elvas em décimo quinto, enquanto Portalegre se queda num modestíssimo vigésimo oitavo lugar, num universo de cinquenta cidades, e em segundo lugar falar dos denominados Centros Históricos destas quatro cidades com História.
O Centro Histórico de Beja tem vindo a sofrer ao longo dos anos trabalhos de recuperação e de manutenção, de forma a hoje estar preservado em alto grau, onde a percentagem de habitabilidade ser superior a cinquenta por cento. O Centro Histórico de Évora, Cidade Património da Humanidade, graças também a subsídios exteriores à Autarquia, tem uma recuperação quase a cem por cento, restando algumas bolsas que a edilidade se esforça por eliminar.
Elvas, cheia de monumentos militares a atestar a sua importância nesse campo, quer vir a pertencer ao grupo restrito e privilegiado que é aquele em que monumentos seus são pertença do Património da Humanidade. Com uma recuperação exemplar no campo arquitectónico e paisagístico, Elvas, cidade cuja viabilidade quanto ao futuro se julgava condenada, devido ao fim das fronteiras, deu um salto qualitativo em termos de qualidade de vida, e poderá ser tomada como exemplo de sucesso.
Ao invés de Beja, Elvas e Évora, Portalegre vê o Centro Histórico envelhecer e esvaziar-se em termos de população, com casas em avançado estado de degradação.
MCNM
in, Rádio Portalegre, Desabafos, 12/01/07