\ A VOZ PORTALEGRENSE: Sílvio Lima e a Filosofia da Saudade

quarta-feira, dezembro 20, 2006

Sílvio Lima e a Filosofia da Saudade

Sílvio Vieira Mendes Lima
*
Pinharanda Gomes apresentou no semanário O Diabo o livro de António Braz Teixeira «Filosofia da Saudade». No texto faz referência a vários pensadores que Braz Teixeira estuda. Contudo, não cita Sílvio Lima.
Professor da Universidade de Coimbra, Sílvio Lima (1904-1993) surge no ensaio de Braz Teixeira nas páginas 106 a 108, no Capítulo I, “A Filosofia da Saudade em Portugal”, em “3.º A CONSCIÊNCIA SAUDOSA”, ao lado de Joaquim de Carvalho, seu mestre, amigo e colega, Eduardo Abranches de Soveral, seu antigo aluno, Eduardo Lourenço, outro seu antigo aluno, Vergílio Ferreira e João Ferreira.
Para estar incluído neste sub-capítulo, Sílvio Lima tem como trabalhos de referência «Elementos constitutivos da consciência saudosa», Revista Filosófica, n.º 6, Dez. 1952, e «Reflexões sobre a consciência saudosa», Revista Filosófica, n.º 14, Set. 1955.
Todavia, as suas «Obras Completas», em dois volumes, encontram-se publicadas na Série de Cultura Portuguesa das Edições da Fundação Calouste Gulbenkian.
Concordamos com Pinharanda Gomes acerca da importância desta obra de António Braz Teixeira, com o ‘acrescento’ de nela estar também um estudo sobre Sílvio Lima, notável Figura da nossa Cultura.
Mário Casa Nova Martins