\ A VOZ PORTALEGRENSE: Crónica de Nenhures

segunda-feira, dezembro 18, 2006

Crónica de Nenhures

€ versus $
*
Assim se vê a força do Euro
Todos os analistas financeiros afirmam que o Banco Central Europeu (BCE) irá subir a taxa de juro em 2007 para valores bem acima dos 4%. Se por um lado os europeus verão o preço do dinheiro mais caro, por outro a moeda única continuará a valorizar-se face à moeda americana.
É verdade que os enormes desequilíbrios da economia dos EUA fazem com que o euro atinge valores cada vez mais elevados face ao dólar, a cada vez menos moeda de referência nas trocas internacionais.
Com seis anos de vida, o euro prepara-se para no próximo ano atingir valores históricos, ultrapassando o máximo fixado em Dezembro de 2004, que foi de 1,363 dólares por euro. E se perspectivas de mais de 10% ou 20% de depreciação do dólar se concretizarem, a taxa de câmbio pode ultrapassar 1,6 dólares por euro!
Neste cenário, as exportações europeias ficarão mais caras para quem trabalhar com dólares, mas as importações, por exemplo de petróleo ficarão mais baratas.
Mas, se “ontem” as perspectivas para o dólar não eram boas, “hoje” com o anúncio feito pelas autoridades do Irão de que as suas transacções vão se feitas com o euro como moeda padrão, dada a importância deste Estado em termos de reservas petrolíferas, algo vai ter forçosamente que mudar no panorama financeiro mundial.
Todavia, recorde-se que o Iraque também tinha passado a trabalhar com o euro nas transacções comerciais internacionais, e sabe-se que os anglo-saxões (com libras e dólares como moeda…) a pretextos falsos invadiram aquele país. Se então o Iraque e agora o Irão “passassem” ambos do dólar para o euro, como estaria a moeda americana cotada nos mercados financeiros?
MM