\ A VOZ PORTALEGRENSE: Cristiano e o Desportivo

terça-feira, dezembro 19, 2006

Cristiano e o Desportivo

SUB-18 /ESTÁGIO

DEPOIS DE SAIR DO SPORTING, CRISTIANO ARAÚJO ESTREIA-SE NA SELECÇÃO


O orgulho de Portalegre
.
Por MIGUEL MENDES
.
Dá pelo nome de Cristiano Araújo, é médio-esquerdo, tem 17 anos e joga no... Portalegrense 1925. Isso mesmo. Um pequeno clube de Portalegre que escreve uma página dourada da sua história com a chamada de um jovem da terra à selecção de sub-18. Depois de uma passagem pelo Sporting, Cristiano veste, pela primeira vez, as cores nacionais.
Em 1925 um grupo de alunos do Liceu Nacional de Portalegre formou um clube, que, por imposição do regime, se viria a chamar Grupo Desportivo Portalegrense. Um pouco mais tarde acrescentou-se a esse desígnio a sua data de nascimento: Desportivo Portalegrense 1925.
Com uma história de 80 anos, o emblema alentejano conta agora com um jovem formado na terra nas selecções nacionais. Um motivo de orgulho. Depois dos primeiros pontapés, dados nas escolinhas do Desportivo, depressa deu o salto para Alvalade. Uma mudança tão rápida que, segundo o médio, acabou por prejudicar a evolução.
«Não consegui adaptar-me e acabei por sair. Consegui aceitar mas fiquei triste», afirmou o médio que, face ao momento, não se arrepende da decisão:
«Cheguei aqui através do Desportivo e não do Sporting. Estou orgulhoso pelo meu clube e por
mim.»
.
Complicado voltar...
As exibições no Inter-Associações abriram as portas de Cristiano na Selecção Nacional. Ainda assim, o jovem acredita que não será fácil repetir a chamada:
«Eu sei do meu valor, mas jogo num clube de divisão
inferior e posso ficar apenas por aqui. Será complicado voltar e só me resta continuar a trabalhar.»
in, A BOLA, 19/12/2006, p.34
.
Ao tempo em que Cristiano Araújo se transferiu para o Sporting Clube de Portugal éramos vice-presidente do Grupo Desportivo Portalegrense, com a responsabilidade da Secção Juvenil.
Acompanhámos todo o processo que foi conduzido pelos meus particulares Amigos Joaquim da Guerra Conde e José Ceia da Silva.
Cristiano foi colega de equipa do Diogo, são coetâneos, e sempre foi um miúdo de comportamento exemplar dentro e fora do futebol.
É uma enorme alegria ver referenciado o nome do Cristiano e do nosso querido GDP, e pelas melhores razões!
MM