\ A VOZ PORTALEGRENSE: Colheita de Fim-de-Semana

quarta-feira, novembro 29, 2006

Colheita de Fim-de-Semana

Não é o último número, mas este interessou-nos pela temática. Não há muitos estudos ou bibliografia em Portugal sobre estes assuntos, tendo que se recorrer a trabalhos de estrangeiros. Muita informação, para ler com atenção.
§
Este “Boletim Especial - 2006” desta interessante revista evoliana é uma selecção de textos de números anteriores. Agradável no visual, trinta e duas páginas, pode no futuro encontrar uma periodicidade certa e vir para o mercado. O estudo da obra de Julius Evola é fundamental para se compreender o mundo actual.
§
Aspectos positivos, o “regresso” de António Marques Bessa, e com o texto notável intitulado “A Fronteira no Império Português”, e o ensaio de Jaime Nogueira Pinto “EUA – Europa”, mas na linha pró-americana que lhe é habitual. De negativo a “ausência”, certamente por esquecimento, do Conselho de Fundadores na Ficha Técnica, e um excessivo número de intervenções do seu culto Director Executivo, mas facto que menoriza a revista, ao poder-se pensar que não há colaboradores e que é preciso preencher um número certo de páginas.
§
A “Revista da Maçonaria”, que vai no seu quarto número, depois de curto interregno regressou. De uma facção da Maçonaria portuguesa, dirigida por Paulo Noguês, tem artigos de grande interesse, como a biografia de António Xavier Correia Barreto, e outros que abrem um pouco os “segredos” desta Instituição como é a apresentação da Ordem DeMolay.
[mj]