\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos

sexta-feira, novembro 24, 2006

Desabafos

O CDS-PP e o Partido Socialista aprovaram em votação final as novas leis das Finanças Regionais e Locais na Assembleia da República. Em oposição estiveram o PSD, PCP e BE.
Espera-se e deseja-se que com estas duas novas leis a transparência das contas dos Governos Regionais e das Autarquias Locais se tornem também lei neste dito Estado democrático, que em vez de criar uma homogeneidade em termos de desenvolvimento, tem criado cada vez maiores assimetrias entre ilhas, continente e ilhas e entre litoral e interior.
Mas que estas leis de cariz puramente económico, também contribuam para maior transparência em termos políticos.
A “ditadura do centrão”, protagonizada pelos dois maiores partidos do sistema, que por sua vez alternam no Governo da Nação e nas Autarquias, faz com que se tenha criado ao longo dos anos que já leva de vida esta Terceira República uma verdadeira nomenclatura, ao melhor estilo soviético.
Essa nomenclatura caracteriza-se pelas mordomias com que são presenteadas as clientelas partidárias pertencentes ao dito “centrão”, e mudando a cor política do Governo ou Autarquia, mantêm-se as benesses de toda a ordem para essa minoria clientelar.
Se este estado das coisas é conhecido a nível governamental, maior é a sua notoriedade em termos autárquicos, porque este é um meio pequeno, em que tudo e todos se conhecem.
Quando o mérito é substituído pela mediocridade, quem sofre, além das populações, é o País. E isto é visível pela fraca qualidade das elites que governam os Órgãos da República, ou, inclusive, pela falta dessas elites.
MCNM
in, Rádio Portalegre, Desabafos, 24/11/06