\ A VOZ PORTALEGRENSE: artes e letras - leilões

segunda-feira, novembro 15, 2010

artes e letras - leilões

Artes e Letras – Leilões assinala o Centenário da Republica com um importante leilão 22, 23, 24 de Novembro no Palácio da Independência em Lisboa.
No âmbito da sua actividade de leiloeira a Livraria Artes e Letras em cooperação com a Livraria Olisipo, levam a efeito um importante leilão de livros, manuscritos, fotografia, desenho e gravura. Destacam-se, do conjunto de 1175 lotes, o importante núcleo de manuscritos e de entre eles os acervos de Bernardino Machado, Afonso Costa, e Ana de Castro Osório, bem como muitos outros documentos avulsos, correspondência, fotografias, autógrafos e outros documentos de grande significado político para a história da 1.ª República. Ainda no domínio dos originais manuscritos, destacamos um códice atribuído a João Baptista Lavanha “Taboas do Lvgar do Sol” datado de 1598 documento iluminado da maior importância para a história da navegação e Descobrimentos.
Também os livros impressos estão representados em número e qualidade assinaláveis fazem parte do catálogo obras como a primeira edição de “Espingarda Perfeita” (1718) e do monumental “Vocabulario Portuguez Latino” (1721) em 10 volumes, de Raphael Bluteau. A modernidade está representada com peças chave da cultura portuguesa, a edição original de “Mensagem” (1934) de Fernando Pessoa ou uma fotografia em grande formato (82x54 cm) de Natália Correia, são algumas. Aliás a fotografia está fortemente representada desde o seu início com alguns “daguerrotipos” , passando por um interessante conjunto de fotografias de interesse etnográfico da Índia do séc. XIX e de Moçambique nos anos 30 do séc. XX, uma impressionante colecção de fotografias eróticas do inicio do séc. XX e muitas outras avulsas ou em álbum.
Também as artes gráficas estão presentes no leilão com, algumas caricaturas (Valença), aguarela (D. Amélia), desenhos, pintura e gravura.
As peças podem ser vistas na exposição a levar a cabo antes e durante os dias do Leilão nos dias 21, 22, 23 e 24 de Novembro das 15, às 20 horas no Palácio da Independência, Largo de S. Domingos, 11 (ao Rossio). Ou através dos sites internet
 e
Livraria Artes e Letras
Luís Gomes
Livraria Olisipo
José Ferreira Vicente
-

-

Free web page counter