\ A VOZ PORTALEGRENSE: Dr. Armando Sampaio

terça-feira, dezembro 18, 2012

Dr. Armando Sampaio

Na última página da «Semana Académica – Revista Informativa», Junho de 1979, vem um texto sobre Armando Sampaio. Antigo Estudante da Universidade de Coimbra, onde se licenciou em Medicina, foi uma figura destacada no panorama futebolístico português. Na Associação Académica de Coimbra, AAC, desempenhou cargos e lugares, tal como no Sporting Clube de Portugal e na Federação Portuguesa de Futebol.
Antes das recentes obras no histórico Campo de Santa Cruz, em Coimbra, estava na parede principal do balneário uma placa em mármore que homenageava Armando Sampaio. Hoje já lá não se encontra. Mas também quem é ainda hoje recorda este Ilustre Desportista e Médico?
Armando Sampaio veio profissionalmente exercer medicina para Portalegre. Além de desportista e médico, era também político. Politicamente ligado ao Estado Novo, foi desde sempre amigo e apoiante de Marcello Caetano, muito tempo antes de Caetano vir a ascender à presidência do conselho.
Que se diga que o desenvolvimento que Portalegre teve desde a década de cinquenta até meio da de setenta do século passado, também se deve à influência de Armando Sampaio junto dos governos da época.
Também na orgânica do futebol em Portalegre teve papel de relevo, fundamentalmente junto do Grupo Desportivo Portalegrense. Afirme-se que quando deixou pela última vez a presidência do GDP, o clube não tinha uma única dívida!
Ao longo da sua vida escreveu vários livros memorialistas, que hoje são fonte importante para as temáticas que tratou.
Contudo, a ingratidão das gentes é imorredoura! O dr. Armando Sampaio desempenhou cargos políticos no Estado Novo. Porém, nunca foi formalmente acusado de qualquer crime ou ofensa no desempenho daqueles cargos. Ajudava sempre que podia quem o procurava, a sua vida pessoal e profissional era exemplar.
No pós “25 de Abril de 1974” foi molestado por canalha de Portalegre. Insultado e ofendido publicamente, foi o Homem digno e íntegro de sempre. Ficou para sempre magoado, triste.
Hoje presto aqui uma Homenagem à Memória do dr. Armando Sampaio, que conheci mas com quem nunca privei.
Houvesse hoje em Portalegre Gente d’Algo, como era o dr. Armando!
Mário Casa Nova Martins
*
*
*
*