\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos

quarta-feira, novembro 28, 2012

Desabafos

Está aprovado na generalidade o Orçamento de Estado para 2013. Agora na especialidade, ser-lhe-ão feitas alterações setoriais.
Desde já se diga, e se dê o justo relevo ao papel que o CDS teve no contrariar das medidas agravosas e gravosas que o PSD queria introduzir no Orçamento. E se o CDS não conseguiu reduzir ainda mais o agravamento de impostos, diretos e indiretos, e outras medidas, foi porque esbarrou na intransigência do PSD de Vítor Louçã Gaspar e Pedro Passos Coelho.
Mas será no mês de janeiro de 2013 que os portugueses, quando receberem salários e pensões, saberão de fato, aquilo ou quanto lhes foi retirado em termos monetários.
E que se diga desde já, que as surpresas serão todas pela negativa.
Mas como pode haver esperança neste Portugal, sabendo-se que a «Auto-Europa» é uma empresa estratégica para a economia do país, e que tem neste momento 10.000 viaturas (1) acabadas, prontas para serem entregues, e que devido à greve nos portos portugueses não consegue que os veículos sejam exportados para os seus destinos.
É paradoxal que quando Portugal precisa de aumentar as suas exportações, uma classe profissional impede que a «Auto-Europa» cumpra a entrega nos prazos estabelecidos dos ditos veículos.
Se a «Auto-Europa» fechar, e tal situação já esteve para acontecer por mais de uma vez, postos de trabalho a montante e jusante acabarão. E que se diga da larga importância estratégica e económica deste grande empresa germânica em Portugal.
Mas os sindicatos, com a sua política de ‘terra queimada’ pouco se importarão. O importante é o caos, porque dele arrebanharão as massas que conduzirão aos ‘amanhãs que cantam’ dos Totalitarismos.
in, Rádio Portalegre, Desabafos, 27/11/2012
Mário Casa Nova Martins
(1) 10 ECONOMIA Expresso, 17 de outubro de 2013
*