James Finn Garner I
Corrosivos, verdadeira lufada de ar fresco neste mundo cada vez mais orwerlliano.
Vamo-nos deter em dois contos, “João e os Feijões” versus “João e o Pé de Feijão” e “O Gato das Botas” versus “O bichano das botas”.
“João e os Feijões” e os dois livros de “O Gato das Botas” pertencem às melhores memórias da nossa infância. A par de tantos outros, neles consolidámos a aprendizagem da leitura e deles nos tornámos ‘amigos’ e ‘cúmplices’ para toda a vida. Na nossa memória perduram estas histórias que em tempo algum julgámos que tempos viessem em que fossem ostracizadas em nome de uma vivência cinzenta que ‘produz’ gerações denominadas politicamente correctas, onde o direito à diferença é crime!
Slogans como «todos diferentes, todos iguais» comportam em si germes de intolerância ao criminalizar quem pensa diferente das normas estabelecidas por uma intelligentzia sempre minoritária e de feição totalitária.
Querendo impor a sua visão de sociedade, chegando aos mais ínfimos pormenores, mais não faz do que cercear a liberdade individual de cada Cidadão.
A reescrita feita por James Finn Garner a um conjunto de Contos e Lendas, e que em 1996 a Gradiva editou e que hoje estes livros estão há muito esgotados sem reedição que se saiba prevista quiçá temendo represálias do dominante ‘politicamente correcto’, far-nos-ia sorrir se a verdade não andasse tão próxima, tão real.
Mário Casa Nova Martins
Histórias Tradicionais Politicamente Correctas
O Rei Vai Nu
Os Três Porquinhos
Austregésilo
Os Três Cabritos Co-dependentes
Leituga
A Gata Borralheira
Caracóis de Ouro
Branca de Neve
A Galinha Pequena
O Príncipe Sapo
João e o Pé de Feijão
O Flautista de Hamelin
1.ª edição Setembro de 1996
*
Contos de Fadas Politicamente Correctos
Alfabeto Politicamente Correcto
Hansel e Gretel
A formiga e a cigarra
A princesa e a ervilha
A pequena criatura sereica
A tartaruga e a lebre
O bichano das botas
A pessoa adormecida de atractividade superior à média
O rato da cidade e o rato suburbano
1.ª edição Novembro de 1996
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home