\ A VOZ PORTALEGRENSE: Florindo Madeira, por "Tito" Costa Santos

domingo, junho 13, 2010

Florindo Madeira, por "Tito" Costa Santos

Foto “oficial” do novel medalhado.
*
Medalha de Mérito e Dedicação do
Concelho de Cascais
concedida ao Dr. Florindo Madeira
*
Decorreu no passado dia 7 de Junho, data em que Cascais comemorou os 646 anos da outorga da Carta de Vila, por D. Pedro I, a cerimónia da entrega das Medalhas de Mérito Municipal do Concelho de Cascais a diversas entidades e personalidades com actividade relevante naquele concelho.
Foram entregues Medalhas de Defesa da Natureza e do Meio Ambiente, de Solidariedade, de Mérito Desportivo, de Mérito Empresarial, de Mérito Cultural, de Serviços Distintos (a departamentos e personalidades da Câmara Municipal de Cascais), de Mérito e Dedicação e de Honra do Município de Cascais.
O evento decorreu no óptimo Auditório da Senhora da Boa Nova, sito na Rua do Campo Santo, Estoril, (complexo de Edifícios que integram também uma Igreja, inaugurado há meses nos terrenos onde ficava o degradado Bairro do Fim do Mundo, entretanto desactivado), com capacidade para cerca de 800 pessoas e que se encontrava completamente lotado.
A cerimónia começou com a actuação musical, de muito nível, de jovens alunos do Conservatório de Música de Cascais que, juntamente com um Grupo de Música de Câmara do mesmo Conservatório, interpretaram vários números que foram objecto de vibrantes aplausos.
Seguiu-se a saudação aos homenageados pelo Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Dr. António Capucho, que referiu expressamente que a atribuição de Medalhas de Mérito constitui “um acto de justiça” e o reconhecimento ao “exemplo fecundo dos homenageados”, concluindo “Cascais será tanto melhor quanto melhor for o empenho de cada um”.
Procedeu-se, depois, à entrega das Medalhas pelo Presidente e Vereadores.
Ao ser chamado Florindo Madeira para subir ao palco, a fim de receber a Medalha que lhe fora atribuída, foi lido o seguinte:
Florindo Hipólito Sajara Madeira
Militante em movimentos de oposição durante a ditadura, advogado na comarca de Cascais desde 1970, dedicado colaborador em questões culturais e cívicas no concelho, Florindo Madeira, na qualidade de consultor jurídico, criou as condições necessárias à doação ao Município da casa na Parede do Professor Reynaldo dos Santos, com vista à instalação de uma casa-museu que muito beneficiou o património cultural do concelho”.
Foi-lhe, então, entregue a Medalha de Mérito e Dedicação pela Vereadora Leonor Coutinho (PS) e Presidente António Capucho (PSD).
No final da cerimónia foi servido um Cocktail de confraternização.
Florindo Madeira viu-se acompanhado por numerosos amigos e colegas advogados de Cascais e de Lisboa, tendo estado presente o Dr. Filipe Pimenta Presidente da Delegação da Ordem dos Advogados de Cascais e, muito especialmente, um grupo entusiástico de portalegrenses, quase todos seus colegas dos tempos do Liceu de Portalegre e companheiros do “Amicitia”, nomeadamente, António Bretanha, Manuel Diabinho Martins e Esposa, António Belo Coelho, Fernando Lourinho e Esposa, Fevereiro Mendes, Maria de Lourdes Ribeiro Soares, João Nazaré e “Tito” Costa Santos.
É com a maior satisfação que registamos o reconhecimento pela Câmara Municipal de Cascais da muito meritória actividade de Florindo Madeira, quer na sua profissão de Advogado, quer nas iniciativas cívicas, culturais e sociais em que interveio e colaborou, levadas a efeito no Concelho de Cascais.
“Tito” Costa Santos
*
Antes da cerimónia, Florindo e Beatriz com amigos da “diáspora”
portalegrense: Belo Coelho, Tito Costa Santos, Ana e Manuel
Diabinho Martins, António Bretanha e Fevereiro Mendes.
*
Breve retrospectiva da cerimónia, com Florindo Madeira a ser
galardoado por Leonor Coutinho (Vereadora, do PS)
e por António Capucho (Presidente, do PSD).
*
Entre a vasta e interessada assistência, uma fila inteira foi ocupada
pelos amigos portalegrenses de Florindo Madeira.
*
Depois da cerimónia, Florindo Madeira com amigos e
colegas de Cascais.
*
Com uma sobrinha-neta, aluno de Direito, nas pisadas do Tio...
*
No final, com o grupo de amigos “lagóias”, reforçado por
Fernando Lourinho e Lourdes Soares.
*