\ A VOZ PORTALEGRENSE: Escola de Artes do Norte Alentejano

domingo, maio 02, 2010

Escola de Artes do Norte Alentejano


“Brincando aos Classicos”

Julgo que é pacifico defender a impossíbilidade de fazer a história da música dos últimos 50 anos sem realçar o papel dos Beatles. Os Beatles infuenciaram, de uma forma decisiva, várias gerações e foram determinantes na evolução da chamada música popular.
Os Beatles finaram-se oficialmente como grupo em 10 de Abril de 1970, mas a sua música, 40 anos depois, perdura e perdurará até à eternidade. Como prova do que ficou dito está o sucesso alcançado, o ano passado pela reedição remasterizada de toda a sua obra. Já lá vão 48 anos desde que os Beatles em Setembro de 1962 registaram Love Me Do que imediatamente subiu ao primeiro lugar na lista dos vinte melhores da revista Mersey Beat e entrou na lista dos vinte singles mais vendidos da revista Billboard. Desde aí o sucesso atingido foi estratosférico.
Ora tudo isto vem a propósito do tributo que a Escola de Artes do Norte Alentejano decidiu materializar no seguimento de uma ideia da Profª Conceição Fryxell e dos seus alunos. A homenagem está marcada para hoje dia 2 de Maio pelas 18 horas no Centro de Artes e Espectáculos de Portalegre. Os músicos e as vozes são de professores e alunos da Escola de Artes do Norte Alentejano, apoiados pelo baterista Sertório Calado.
Posso ainda adiantar que não tem sido nada fácil pôr esta iniciativa em prática. Os apoios têm sido poucos e dificeis e a oito dias do evento ainda não estavam todos garantidos. No entanto a organização, que tem vindo a adaptar o evento à medida da situação, está optimista e convencida que este tributo aos Beatles irá ser um sucesso.
Cá estaremos para o testemunhar.
Luís Filipe Meira
*
Love Me Do