\ A VOZ PORTALEGRENSE: António Martinó de Azevedo Coutinho

quarta-feira, abril 28, 2010

António Martinó de Azevedo Coutinho

O Instituto Politécnico de Portalegre associa-se aos festejos nacionais do Centenário da República. Para comemorar a efeméride programou um Ciclo de Conferências de Senadores, subordinadas ao tema “A República e o Mundo”, que teve início na segunda quinzena de Março.
Com este acontecimento pretende-se reflectir, não tanto sobre o facto histórico em si, matéria mais do âmbito dos historiadores, mas sobre alguns percursos que nos transportaram ao Portugal contemporâneo.
Confirmadas estão as participações de ilustres conferencistas que, com a sua experiência e sabedoria, vão reflectir sobre as relações entre Portugal e o Mundo de hoje.
Contamos consigo!
*
2.ª Conferência: dia 28 de Abril, pelas 18h00, no auditório dos Serviços Centrais
.
Moderador: António Martinó de Azevedo Coutinho
.
Conferencista: José Veiga Simão
*
José Veiga Simão nasceu em 1929 na Guarda. Foi em Coimbra e na sua Universidade que em 1951 se licenciou em Ciências Físico-químicas e que em 1961 foi seu Professor catedrático, após o doutoramento em Física Nuclear que realizou na Universidade de Cambridge em 1957.
Entre 1963 e 1970 foi Reitor da Universidade de Lourenço Marques, em Moçambique.
Mas é fundamentalmente a partir de 1970 que a sua vida profissional ganha outra dimensão, passando, a partir daí, a ser um professor universitário com grandes responsabilidades políticas, responsabilidades que manteve ao longo de três décadas.
De 1970 a 1974 foi Ministro da Educação Nacional, tendo ficado ligado a reformas profundas no sistema educativo português. A “Reforma Veiga Simão”, como ainda hoje é conhecida aquela etapa reformista da educação, assentou, por um lado, em pressupostos de “educação de todos os portugueses” e da “democratização do ensino” e, por outro lado, em projectos concretos de reforma do sistema escolar e de linhas gerais de reforma do ensino superior.
Após o 25 de Abril de 1974, assume, entre outros, os seguintes cargos públicos: é Embaixador de Portugal na ONU (1974-1975), Presidente do Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial (1978-1983 e 1985-1992), Ministro da Indústria e Energia, após ter sido eleito deputado (1983-1985) e Ministro da Defesa Nacional (1997-1999).
José Veiga Simão, um trajecto de vida ímpar: um aluno extraordinário, um professor universitário brilhante, um cidadão e um político com forte comprometimento social.