\ A VOZ PORTALEGRENSE: Luís Filipe Meira

domingo, abril 25, 2010

Luís Filipe Meira

 Trilogia Millennium

Steg Larsson, jornalista e editor da revista Expo foi um dos maiores peritos mundiais no estudo de movimentos antidemocráticos, de extrema-direita e nazis. Morreu subitamente depois de entregar à editora sueca os três volumes da trilogia Millennium, que estava pensada para dez. A trilogia Millennium desenvolve uma investigação jornalistica de ficção centrada no crime económico e no abuso de autoridade. Os direitos das mulheres também são tratados nesta obra que se estende por mil e novecentas páginas acondicionadas em três volumes que sendo autómonos também se completam. Os protagonistas são o jornalista Mikael Blomkvist, director da revista Millennium e a estranha e inadaptada Lisbeth Sandler, uma hacker de primeira linha que sofreu ao longo da sua curta existência abusos de toda a espécie.
João Mário Silva escreveu na revista Ler, que o segredo das aventuras de Blomkvist e Sandler está no seu carácter viciante: quem começa a ler, não consegue parar. Na net há relatos das insónias de pessoas que leram os livros (cada um com cerca de 500/600 páginas) de uma só vez, bem como descrições da sindrome de abstinência que passaram os mais fanáticos, antes da publicação do volume seguinte. Abstendo-me de comentar estas situações fundamentalistas e radicais, sempre vos digo que eu, leitor medíocre e preguiçoso, acabei ontem de ler o 3º volume cujas 715 páginas 'despachei' em pouco mais de três dias. E se demorei tanto a pegar-lhe – tenho-o há quatro ou cinco meses – foi porque sabia que logo que o começasse dificilmente o deixaria e isso naturalmente iria afectar o meu quotidiano.
Esta trilogia produziu as respectivas versões cinematográficas que nem de perto nem de longe fazem jus aos livros, antes pelo contrário, pois nem chegam a aguçar no espectador a curiosidade de ler os livros.

A proposta aqui fica, se for aceite vai provávelmente dar-me razão senão... paciência será uma oportunidade perdida em partilhar momentos inolvidáveis com Mikael Blomkvist e Lisbeth Sandler.
Luís Filipe Meira