\ A VOZ PORTALEGRENSE: Luís Filipe Meira

sexta-feira, setembro 18, 2009

Luís Filipe Meira

A Beleza das Coisas Simples
.
Num mundo cada vez mais sofisticado, complexo, egoísta e prepotente, em que a aparência e a pose ditam leis, é bastante estimulante tropeçarmos de vez em quando em coisas simples e despojadas, feitas por gente que não vive para ser destaque na espuma da notícia.
.
.
Confesso que há muito tempo não me caía nas mãos um disco tão pegajoso como este. Desde que li no Ípsilon de sexta-feira passada o entusiasmado texto de Vítor Belanciano – uma das minhas referências na critica discográfica – que fiquei com água na boca. Depois foi chegar ao disco por métodos politicamente incorrectos e deliciar-me vezes sem conta a ouvi-lo.
Sinceramente perdi o conto às vezes que coloquei a rodar esta pequena pérola pensada e executada por dois rapazes e duas raparigas que aos 20 (?!) anos resolveram contar ao mundo duma forma singela os problemas que os afligem – sexo, relações entre pessoas, nada muito complicado – e para isso utilizaram a música que estará influenciada por muita gente e ao mesmo tempo por ninguém. Não vale a pena perdermos tempo a discorrer sobre esta… ia a escrever obra, mas não;
XX dos The xx é apenas um disco, magnífico por sinal, mas apenas isso…
Um disco…
Inesquecível!
Que nasceu apenas para ser ouvido…
Vezes sem conta.
Luís Filipe Meira