\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos

sexta-feira, abril 10, 2009

Desabafos

Páscoa significa em hebraico passagem. A Páscoa é um acontecimento religioso cristão, e é a maior e a mais importante festa da cristandade. Na Páscoa, os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo, depois da sua morte por crucificação, simbolizando a Vitória sobre a morte.
A Sexta-feira Santa, ou Sexta-feira da Paixão, é a sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.
O papa Bento XVI, que preside a todos os ritos da Semana Santa em Roma, nos ofícios da Quinta-Feira Santa lavou os pés de doze homens, em lembrança do acto de Jesus Cristo com os apóstolos, e destinou a colecta desse dia à comunidade católica da Faixa de Gaza.
Hoje, 10 de Abril, celebra-se a Sexta-Feira da Paixão, assim como ontem foi Quinta-Feira Santa.
É importante não esquecer que o dinheiro recolhido durante as cerimónias de ontem será destinado à pequena comunidade católica de Gaza.
A martirizada Faixa de Gaza merece esta atenção de Bento XVI. Todavia, é verdade que os católicos não podem esquecer os seus Irmão em Fé, mas têm que ajudar o Povo Palestiniano no seu todo, na Cisjordânia, em Gaza, no Exílio.
O Povo Palestiniano, que sofre as agruras da Ocupação e do Cativeiro, não pode ser esquecido neste Tempo Pascal. Que esta decisão de Bento XVI sirva para que as Consciências de todos se unam na defesa da Paz, naquela Terra Três Vezes Santa.
in, Rádio Portalegre, Desabafos, 10/04/09
Mário Casa Nova Martins