Desabafos

Por estes dias, o actual Presidente dos EUA está de visita ao “velho continente”. Começou pela sua Colónia dilecta, a Inglaterra, seguindo-se a visita à França, depois á Alemanha, à República Checa, indo terminar na parte europeia do antigo Império Otomano, hoje a Turquia, cuja área geográfica e cultura são mais asiáticas que europeias. Histórias da História e consequências de guerras e conflitos políticos e diplomáticos não ou mal resolvidos no passado século XX
Barack Obama chegou aureolado de “messias” de uma “boa-nova” que irá redimir a Europa dos seus vícios e maus costumes. Idolatrado pelo “politicamente correcto”, com foros de “infalibilidade”, vai deixar uma inefável nuvem de déjà-vu de boas vontades e pouco mais.
A situação económico-financeira dos EUA é pior que a da União Europeia. A situação militar no Afeganistão está pior que nunca. As políticas implementadas por Obama no seu país não estão a resultar. Esta visita é uma “fuga para a frente” por parte de um político “gerado” pela comunicação social europeia e americana, e que teve no antecessor, George W. Bush, o pior presidente da História dos EUA.
A União Europa está em crise de liderança. Gente como Durão Barroso, Nicolas Sarkozy ou Angela Merkel não têm estatuto de Estadista. Tal como Barack Obama.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home