\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos

sexta-feira, fevereiro 06, 2009

Desabafos

No próximo dia 12 de Fevereiro, faz duzentos anos que nasceu Charles Robert Darwin. Também neste ano de 2009 passam os cento e cinquenta anos da publicação da sua obra principal, «Origem das Espécies».
As duas efemérides estão a ser celebradas por todo o Mundo. Diga-se que existem traduções do livro de Darwin em português, e que na Fundação Gulbenkian e em várias Universidades portuguesas estão previstos acontecimentos que comemoram estas datas.
A viagem do HMS Beagle, que na ida passa ao largo do Porto Santo, tem a primeira escala na Ilha de Santiago, Cabo Verde, e que no regresso aporta à Ilha Terceira, Açores, tinha por objectivo uma viagem de circum-navegação para completar o estudo hidrográfico da América do Sul. Foi mais um momento de pesquisa científica, em terra e no mar, muito em voga no século XIX. E é desta viagem de cinco anos que resulta o trabalho de Darwin, que veio revolucionar para sempre a concepção do mundo natural.
Hoje, continuam em debate as ideias Criacionistas e Evolucionistas. O Criacionismo tem o Desenho Inteligente como base teórica, enquanto o Evolucionismo mantém a defesa da Evolução das Espécies. Segundo o Desenho Inteligente, o Universo tem um Criador, e esse Criador é Deus. Para a Teoria da Evolução, a Selecção Natural faz evoluir as espécies.
Sumariamente, o Criacionismo é a crença de que a Bíblia é a verdade literal e que Deus criou todas as coisas, e a Teoria da Evolução é uma tentativa de explicação do mundo. E estes dois caminhos ou métodos explicativos manteem o confronto.
in, Rádio Portalegre, Desabafos, 06/02/09
Mário Casa Nova Martins