\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos

sexta-feira, dezembro 12, 2008

Desabafos

Lê-se em “nota de imprensa”, divulgada esta semana:
«Celebra o seu octogésimo aniversário, no próximo mês de Maio de 2009, o Rev. Padre Dr. José Dias Heitor Patrão.
A cidade e a região sentem-se agradecidas ao Homem, ao Historiador e ao Padre. Por esse motivo, um grupo de pessoas da cidade de Portalegre entendeu por bem organizar, por altura da data do seu aniversário, uma homenagem pública a tão insigne alentejano.
Ao dar conhecimento desta iniciativa, a Comissão Organizativa da Homenagem ao Padre Dr. José Patrão, mostra-se aberta a toda a colaboração.»
O Padre Patrão foi nosso Professor da disciplina de Religião e Moral no antigo Liceu Nacional de Portalegre. Recordamos que as aulas desta disciplina eram de inscrição facultativa, mas quisemos tê-las justamente por causa do Professor. A sala de aula era no chamado anexo, ao fundo de um corredor no Convento de São Francisco.
Deixaram uma “marca” aquelas aulas. E desde então ficou uma amizade, que em ocasiões várias se mostrou verdadeira.
O Padre Patrão é uma figura pública em Portalegre. Antigo padre-operário em França, teve papel de relevo no período após o 25 de Abril de 1974, sendo uma consciência contra os excessos que por aqui se iam praticando. À História da Arte, ao ensino, ao jornalismo, dedicou e continua a dedicar a sua inteligência e labor. Crítico, não deixa de contribuir para uma melhor Sociedade nesta terra que escolheu para viver. Natural do Gavião, na fronteira norte do Alentejo, é um Alentejano autêntico.
Estamos com a Homenagem que lhe vai ser feita.
in, Rádio Portalegre, Desabafos, 12/12/08
Mário Casa Nova Martins