\ A VOZ PORTALEGRENSE: Martim de Gouveia e Sousa

segunda-feira, junho 04, 2007

Martim de Gouveia e Sousa

Martim Lourenço Ramos de Gouveia e Sousa, Judith Teixeira: Originalidade Poética e Descaso Literário na Década de Vinte, Universidade de Aveiro - Departamento de Línguas e Culturas, 2001, 263 pg.

No resumo desta Dissertação apresentada à Universidade de Aveiro para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Literatura, realizada sob a orientação científica do Prof. Doutor Eugénio Lisboa, Professor Catedrático Visitante da Universidade de Aveiro, cujo júri era constituído pelos Doutor Telmo dos Santos Verdelho, presidente e Professor Catedrático da Universidade de Aveiro, Doutor João Carlos Seabra Pereira, vogal e Professor Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e Doutor Eugénio de Almeida Lisboa, vogal e Professor Catedrático Visitante da Universidade de Aveiro, escreve-se:
_ ‘Flagrante exemplo de descaso literário, Judith Teixeira é uma figura artística que urge conhecer melhor. Escrevendo sob a influência do Decadentismo, não obstante o relacionamento indenegável com o Modernismo, a deflagração do melancolismo amoroso faz dela um desafio social e sexual cujas lacerações ainda persistem. Escritora original e de rasgo admirável, enfrentou, nessa década de vinte do século passado, violentos ataques pessoais. De pose inquebrantável, longe da feminilidade conveniente, os seus versos são exemplares de uma grande coragem decadente. Afastada da quase totalidade das antologias e histórias literárias, a singularidade assertiva e o arrojo poético de Judith Teixeira constituem uma voz incisivamente viva a ser inscrita e reposicionada na história da poesia portuguesa’.
Esta Tese de Mestrado de Martim de Gouveia e Sousa, director da revista «Ave Azul - Revista de Arte e Crítica de Viseu» é constituída por duas partes: Parte I, A Identidade Individual de Judith Teixeira, Parte II, Judith Teixeira: Um Caso de Singularidade Poética. [p]
in, PLÁTANO, n.º 2, p.184