\ A VOZ PORTALEGRENSE: A Galiza é uma Nação

quarta-feira, maio 30, 2007

A Galiza é uma Nação

O artigo de opinião de Xoán Xulio Alfaya é de uma oportunidade exemplar. O articulista define-se como hispanohablante, isto é, defende que o espanhol, melhor, o castelhano, seja a língua oficial da Galiza.
Também como votante no Partido Popular, centralista pró-Castela, sente que este partido está em declínio na Galiza, quiçá fruto das políticas de quem durante largos anos dominou a política galega, na pessoa do caudilho Manuel Fraga Iribarne.
Durante aquele consulado a Galiza não acompanhou o enorme desenvolvimento que as outras nacionalidades que formam a actual Espanha tiveram desde o fim do franquismo. Hoje a situação inverteu-se e a Galiza assiste a um desenvolvimento económico sem precedentes, acompanhado por um crescimento do movimento nacionalista galego.
Há que nunca esquecer que a Galiza é uma Nação, e que o Povo Galego aspira a uma autonomia crescente, tal como o País Basco, a Catalunha ou a Andaluzia, se não mesmo ser uma Pátria independente.
A poetisa Rosália de Castro e Vicente Risco são expoentes do pensamento galaico. Hoje sentir-se-iam felizes pelos momentos por que passa a Galiza.
MM